Foto: Thalía Schulz / Tudo e TodasAmbos os livros podem ser encontrados na Biblioteca Municipal e são leituras indispensáveis para as futuras soberanas
Ambos os livros podem ser encontrados na Biblioteca Municipal e são leituras indispensáveis para as futuras soberanas

 Ao passar dos dias estamos mais próximos de conhecermos as mulheres que irão concorrer ao título de rainha e princesas da 14° Festa Nacional do Chimarrão. Será de responsábilidade delas a propagação das informações culturais, históricas e economicas do município de Venâncio Aires ao longo do reinado.

A preparação para os teste e para os questionamentos colocados pelo juri na noite da escola é indispensável, ter um bom repertório sobre os aspectos que envolvem o municío e região são complementos importante para a construção de uma resposta bem fundamentada.

Leituras colocadas pela Comissão Social como fundamentais são os livros, Abrindo o Baú de Memórias: O Museu de Vênancio Aires conta a história do município e Vênancio Aires: buscando suas raízes e, sites como IBGE, Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, Câmara de Vereadores e meios de comunicação do município.

Obras

Lançado na Feira do Livro de 2014, o livro, Venâncio Aires: buscancando suas raízes, de Maria Zulmira Portella de Moura, traz a história dos primeiros habitantes do município e acompanha momentos históricos como a chegada dos açorianos, a contrução da Igreja e o povoamento em Vila Mariante. O exemplar deste livro está disponível em E-Book.  

Foto: Thalía Schulz / Tudo e TodasO livro tem como objetivo trazer um referencial baseado em fatos e registros da história dos primeiros povoadores
O livro tem como objetivo trazer um referencial baseado em fatos e registros da história dos primeiros povoadores

A tradicional leitura Abrindo o Baú de Memórias: O Museu de Vênancio Aires conta a história do município, trata de diversos assuntos históricos. Aspectos geográficos, o povoamento do território por índios, histórico do beneficiamento da erva-mate, o desenvolvimento do hábito de tormar chimarrão, são assuntos tratados ao longo dos capítulos da obra do organizador Olgário Paulo Vogt.

Foto: Thalía Schulz / Tudo e TodasO livro, além de trazer dados históricos do Rio Grande do Sul, faz um apanhado de informações sobre Venâncio Aires
O livro, além de trazer dados históricos do Rio Grande do Sul, faz um apanhado de informações sobre Venâncio Aires

Os dois livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Caá Yari

Outras obras que podem complementar o conhecimento e a preparação para os testes de vídeo e escrita são os livros:

– Caá Yari e a Capital do Chimarrão, de Jair Luís Pereira (obra lançada durante a 4° Festa Nacional do Chimarrão)

– Memórias de um Imigrante Boêmico, de Hilda Agnes Hübner Flores (obra que retrata a imigração alemã)