
Ao passar dos dias estamos mais próximos de conhecermos as mulheres que irão concorrer ao título de rainha e princesas da 14° Festa Nacional do Chimarrão. Será de responsábilidade delas a propagação das informações culturais, históricas e economicas do município de Venâncio Aires ao longo do reinado.
A preparação para os teste e para os questionamentos colocados pelo juri na noite da escola é indispensável, ter um bom repertório sobre os aspectos que envolvem o municío e região são complementos importante para a construção de uma resposta bem fundamentada.
Leituras colocadas pela Comissão Social como fundamentais são os livros, Abrindo o Baú de Memórias: O Museu de Vênancio Aires conta a história do município e Vênancio Aires: buscando suas raízes e, sites como IBGE, Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, Câmara de Vereadores e meios de comunicação do município.
Obras
Lançado na Feira do Livro de 2014, o livro, Venâncio Aires: buscancando suas raízes, de Maria Zulmira Portella de Moura, traz a história dos primeiros habitantes do município e acompanha momentos históricos como a chegada dos açorianos, a contrução da Igreja e o povoamento em Vila Mariante. O exemplar deste livro está disponível em E-Book.

A tradicional leitura Abrindo o Baú de Memórias: O Museu de Vênancio Aires conta a história do município, trata de diversos assuntos históricos. Aspectos geográficos, o povoamento do território por índios, histórico do beneficiamento da erva-mate, o desenvolvimento do hábito de tormar chimarrão, são assuntos tratados ao longo dos capítulos da obra do organizador Olgário Paulo Vogt.

* Os dois livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Caá Yari
Outras obras que podem complementar o conhecimento e a preparação para os testes de vídeo e escrita são os livros:
– Caá Yari e a Capital do Chimarrão, de Jair Luís Pereira (obra lançada durante a 4° Festa Nacional do Chimarrão)
– Memórias de um Imigrante Boêmico, de Hilda Agnes Hübner Flores (obra que retrata a imigração alemã)