Inspirada no talento gastronômico da avó, vindo dos costumes descendentes de italianos, com fartura, simplicidade e uma diversidade de iguarias. Paola Carosella deu um grande passo ao assumir o seu próprio negócio. Porém, esta jornada não foi tão simples, ela passou por altos e baixos, aprendeu com os erros e venceu seus próprios desafios, depois de estar com um restaurante a beira da falência. Em uma palestra sobre empreendedorismo, no palco do Day1, realizado pela Endeavor e pelo Sebrae, em São Paulo, a jurada do MasterChef Brasil contou a sua história de vida, seus erros e desafios que serviram de alicerce para que ela se tornasse uma grande profissional na área gastronômica. Atualmente, a argentina Paola Carosella é um dos nomes mais conhecidos da culinária no Brasil. Aos 44 anos, é dona de dois restaurantes (Arturito e La Guapa) e jurada do programa MasterChef. 

Confira algumas frases inspiradoras, que serviram de base para que Paola Carosella atingisse o sucesso e o reconhecimento como chef de cozinha.

>> Carosella sempre teve uma vida muito só, e encontrou na cozinha algo prazeroso.”O que me resgatava da solidão era cozinhar”

>> Os ingredientes eram limitados na época, mesmo assim ela era muito criativa na elaboração de seus pratos. “A cozinha me impactou muito de duas formas, eu tinha a cozinha da sedução, da fartura, apaixonante e também a cozinha do ofício de não ter nada para fazer e encontrar dentro deste espaço, algo para fazer”.

>> Paola passou por muitos dramas na adolescência e descobriu na cozinha, uma forma de se resgatar. “A cozinha me acolheu como um espaço que eu era tão estranha como as pessoas que estavam lá dentro”. 

>> Depois de ser uma simples estagiária e de ser uma cozinheira invisível, ela aos poucos, foi conquistando o seu espaço na área gastronômica. “Depois de 10 anos de trabalhar com cozinheiros e chefs decidi que o que eu tinha que fazer era abrir um restaurante”.

>> Logo que inaugurou os eu primeiro restaurante no Brasil, a empresária não teve boas experiências com seu sócio. “Em um determinado momento, a confiança da sociedade quebrou-se”.

>> Depois de abrir um novo negócio com dois sócios, ela se deu conta de que dirigia um negócio que não ia para frente “Eu precisava fazer alguma coisa para mudar de vida, ninguém vai mudar a minha vida por mim”

>> Cercada pela insegurança, ela tinha pânico quando tinha que tomar uma difícil decisão. “Eu não estava feliz e queria muito mais do que eu tinha, eu queria me expalhar pelo mundo de uma forma que fosse mais significativa”.

>> Assim que estava na beira da falência, Carosella teve a iniciativa de realizar projetos de vida, para serem cumpridos em um determinado espaço de tempo, comparando o presente com o futuro para fazer uma autoavaliação.

>> Enquanto não atingia a plena realização profissional e não tomava a decisão que daria um rumo na sua vida, ela passou a acreditar mais em si mesma.”O mais valioso desta empresa era eu”.

Enfim, ela fez aquilo que sabia: cozinhar. E acreditou naquele sonho até atingir o seu ideal. Hoje ela é uma das mais conceituadas chefs de cozinha, um exemplo de vida para muitos que desejam seguir este objetivo. “Os sonhos que eu tenho não têm limites”, concluiu Paola Carosella.

Acesse o vídeo e assista na íntegra esta história de vida.

Valorize o seu potencial e assuma este desafio!