Nesta noite, os 21 participantes selecionados nas fases de audições e embates diretos, tiveram a primeira experiência em grupo para garantir a permanência no MasterChef Brasil.

Após realizar uma proposta criativa inserindo um tubérculo (item principal da Caixa Misteriosa) como ingrediente principal, cinco dos melhores cozinheiros seriam automaticamente selecionados para subir ao mezanino, além de conquistar um lugarno próximo episódio.

Já os três participantes que tivessem o pior empenho, passariam a fazer parte da prova de eliminação com o objetivo de fazer uma réplica de um dos pratos apresentados no restaurante do chef Fogaça.

Depois de abrir a caixa misteriosa com um ingrediente surpresa para o desafio coletivo, os participantes do talent show gastronômico tiveram que, literalmente, ‘sair da caixa’.

A partir desta prova coletiva, os cozinheiros amadores tiveram que transformar ingredientes comuns, no caso dos tubérculos, em pratos deliciosos para conquistar o paladar dos chefs Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. Uma tarefa com alta competitividade.

Sem fugir da proposta, os concorrentes tiveram que preparar o tubérculo, o ingrediente especial que, além de saboroso, deveria causar uma boa impressão.

Vocês devem sair da zona de conforto, sair fora da caixa e abusar da criatividade, para surpreender”, afirmou Carosella.

O nervososimo estava a flor da pele entre os participantes, antes da apresentação final do prato.

Fogaça quase mata o Vitor B (e a gente!) do coração! #MasterChefBR

— Elaine Bannwart (@missbannwart) 29 de março de 2017

Até eu tremi com essa batida de mão do @fogaca_henrique!! Me molhei #MasterChefBR

— Nubia Uhde (@uhde_nubia) 29 de março de 2017

#MasterChefBR Paola ta estilo madrasta má hj

— Eta preula (@trevosame) 29 de março de 2017

Tá quase terminando o tempo da prova e começo a chutar todas as respostas #MasterChefBR pic.twitter.com/w7hwG0FEET

— Davilson Lourenço (@davilourenco) 29 de março de 2017

***

Enfim, no momento da apresentação final, alguns participantes foram elogiados; outros, criticados, mas todos estavam cientes do compromisso de apresentar o melhor resultados aos chefs.

Depois de muitos comentários, os jurados escolheram os melhores pratos da competição, e os candidatos Leonardo, Mirian, Vitor B., Yuko e Natália subiram ao mezanino.

Porém, foi o cardápio de ‘batata doce assada na crosta de molho e gengibre’, preparada pelo candidato Leonardo, que obteve o melhor resultado.

 

Você entendeu muito bem a prova e trabalhou com a cabeça”, afirmou Erick Jacquin.

Apesar de ser um prato simples, o técnico Fogaça também ofereceu elogios a Leonardo:

Está simples, mas objetivo, salientou Henrique Fogaça.

O cardápio do candidato Leonardo apresentou todas as características que os jurados gostariam de encontrar: o prato teve ótima avaliação porque se encaixou na proposta. A composição teve boa apresentação, simplicidade e sabor. Conforme os chefs, o competidor ‘entende de sabor’ e ‘se continuar assim, deve chegar à final’.

Parabéns, xará! Mandou bem! #MasterChefBr 👏🏼🔪💥

— Leonardo Young (@leonardo_young_) 29 de março de 2017

***