Olá, meu nome é Caroline Battisti Kroth, tenho 37 anos, e sou mãe do Gabriel, 5 anos, e da Louise, que chegará em setembro. A maternidade é algo fantástico. Nos proporciona momentos maravilhosos de muito amor e felicidade, mas também não podemos negar que dá trabalho, que a vida muda totalmente, e que há momentos difíceis e até mesmo desesperadores, com responsabilidades financeiras e emocionais.
Mesmo assim, ter filhos é fascinante, uma aventura nova a cada dia, um amor incondicional. A decisão de ter um filho é algo que se deve pensar e ter a certeza da responsabilidade e atribuições da maternidade/paternidade.
Em 2010, resolvemos embarcar nessa nova e fascinante aventura. Nosso primeiro filho, Gabriel, veio em 2011, planejado e muito esperado. Nossa ideia inicial era termos apenas um filho, mas com o passar do tempo, e a medida que o Gabriel ia crescendo, a vontade de aumentar a família foi aumentando. Além do mais, o próprio Gabriel começou a pedir por um irmãozinho(a), o que pesou bastante na nossa decisão.
A partir disso, começamos a conversar e amadurecer a ideia de termos um segundo filho. Então, no final de 2016, fiquei grávida. Inicialmente, ficamos um pouco apreensivos, pois apesar de querermos muito, começamos a pensar que a partir de agora seriam dois. As mudanças aconteceriam e toda nossa rotina, já estabelecida, seria alterada.
Nosso ‘medo’, no entanto, foi se dissipando com a evolução da gravidez, e a medida que víamos a felicidade do nosso filho com a chegada de um irmão (a). Ficamos felizes e surpresos com a intensidade dos sentimentos dele, do carinho pela mana, pois imaginávamos que talvez um pouco de ciúmes em relação a nós existiria, mas pelo contrário, ele está radiante e a cada dia mais ansioso pela chegada da irmã.
Sabemos que após o nascimento da Louise irá surgir algum ciúmes ou bira, mas procuramos conversar e estimular a necessidade da ajuda dele em relação a mana, fazendo com que se sinta útil e extremamente importante e responsável pelos cuidados com ela.
Além do mais, amor e carinho são indispensáveis.
Com certeza, muitas mudanças irão ocorrer, não apenas nos sentimentos, na rotina da casa e do trabalho. Mas a espera pela chegada da nossa princesa é grande, e está superando nossas expectativas. Não existe milagre, existe muita compreensão, parceria, carinho, paciência e amor, muito amor.
***
>> Você já está sabendo quem são os colaboradores que, a partir de agora, partilham histórias e opiniões aqui no T&T? Acesse essa lista completa, e saiba quem você encontrará por aqui.