Corromper por meio da maldade adulta, de uma forma dolorosa e danosa, a inocência da infância. Essa é uma das diversas formas de colocar em palavras esse ato perverso. Estima-se que 80% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes tem origem dentro da própria família, tornando a denúncia, uma atitude ainda mais difícil. Com denúncias de violência psicológica, física e sexual, os números envolvendo essa questão são assustadores e acontecem mais perto do que podemos imaginar.
Essa história de abuso é algo familiar para a Miss Mato Grosso Mundo 2017, Bárbara Reis, de 19 anos. A jovem nos conta que durante oito anos, foi vítima de abuso sexual sofrido pelo próprio pai. Segundo Bárbara, haviam muitos motivos para que ela não contasse o que ocorria para ninguém, principalmente pelo constrangimento.
Os abusos começaram quando eu tinha oito anos e tudo que eu pensava é que quando chegasse aos 18 anos, poderia ir embora e todo esse sofrimento acabaria.”
Com o passar dos anos, a bela lembra que as situações foram piorando e, aos 16 anos, tornou-se algo insuportável. Assim como em muitos casos de abuso dentro da família quando a vítima decide denunciar os familiares, em um primeiro momento, eles não acreditam. Com Bárbara não foi diferente. Porém, a jovem pôde contar com a ajuda da mãe.
Bárbara não contou com auxílio psicológico, mas alerta sobre a importância de pedir ajuda.
Teria me sentido melhor, pois poderia colocar para fora o que nunca contei para ninguém. A experiência de contar para o escrivão o que era necessário durante a denúncia foi muito difícil.”
>> Entenda melhor o que é violência sexual infantil, como previnir e como denunciar os casos, aqui!
Uma força despertada pela alegria da infância
Bárbara que vive em Sinop, interior do Mato Grosso, foi eleita a mulher mais bela de seu estado em fevereiro deste ano, e conquistou a vaga para disputar o título de Miss Brasil Mundo. Atualmente, a miss faz parte de um trabalho social chamado ‘Floresta Urbana’, onde crianças de baixa renda ajudam a cuidar de árvores e são ensinadas a se preocupar com o futuro do planeta.
Após conviver com as crianças que participam deste projeto, a miss começou a refletir sobre quantas crianças e adolescentes podem estar sofrendo maus tratos, abusos e outras situações que corrompam com sua inocência. Foi a partir desta reflexão que Bárbara percebeu que sua história poderia servir de exemplo para os outros.
Apoio: Destac Assessoria