Um novo mundo se abre, mudanças e mais mudanças. Quando estaremos preparados para o início de um novo ciclo? O casamento, casa nova, filhos, bens materiais, viagens… são todos momentos de animação, nervosismo, ansiedade, mas também cercados de tensão e temor. Embora no somatório seja altamente positivo cada início de ciclo e seus aprendizados. Mudar significa sair do lugar conhecido e isso seja desconforto.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasTensão diante da nova rotina é normal
Tensão diante da nova rotina é normal

 

Para algumas pessoas, o processo de mudança pode ocasionar um abalo emocional e instabilidade, mesmo sendo um momento desejado pela pessoa, já que a saída de uma rotina pode ser desconfortável. Além da alteração de rotina, a pessoa que vive esse processo também pode sentir dificuldade para se adaptar ao novo padrão econômico, de busca por independência financeira e a saída da segurança econômica dos pais.

Outra mudança neste novo ciclo é com relação aos afazeres domésticos. A importância do diálogo com o companheiro para a divisão das tarefas é fundamental neste processo, já que o trabalho individual torna-se desgastante.

Para o convívio em casal e em um novo ambiente, há uma série de caminhos para criar um ambiente de harmonia e cumplicidade, mas o principal é a comunicação. Neste novo momento é necessário entender o outro, perceber a outra pessoa em seus sentimentos e realidade pessoal, isso não significa tornar-se submisso ao pensamento do companheiro ou companheira, mas – mais uma vez – ter diálogo para chegar a um entendimento, já que cada um tem uma criação, uma história de vida e percepções diferentes.