Este é um debate histórico. Mulheres na direção, perigo nas ruas? Discussão interminável, com cada um defendendo o seu ponto de vista.
Eu acredito que os homens são mais habilidosos com a direção. Entretanto a paciência das mulheres e a atenção no trânsito fazem delas boas motoristas.Dizem que mulheres dirigem mal, estacionam mal, não entendem nada de carro. Porém, os acidentes em sua maioria, são provocados por homens.
Cerca de 80% dos motoristas que tiveram sua carteira de habilitação suspensa em todo Brasil são homens. Esta discussão entre homens ou mulheres é tão emblemática que os Departamentos de Trânsito dos Estados realizam pesquisas e relatórios para mostrar que elas mandam bem na direção, mais do que nós. Por mais que isso seja difícil de se admitir.
O último levantamento do Deparamento Nacional de Trânsito (Denatran) revela que para cada 10 mil mulheres, apenas 1,32 teve registro em acidentes fatais em 2013. Entre os homens, este índice sobe para 5,97.
Outra estatística, é a grande incidência de acidentes de trânsito ocasionados pelo uso do telefone celular ao volante. Até o ano passado a infração de uso de celular estava na segunda posição entre as autuações mais comuns e a quarta causa mais frequente de acidentes em todo o território nacional.
Contudo, apesar de as mulheres serem notadamente mais cautelosas e respeitarem mais as leis de trânsito, uma pesquisa recente realizada, junto aos departamentos, revela que a cada cinco mulheres envolvidas em acidentes de trânsito, duas estavam aplicando algum tipo de maquiagem enquanto dirigiam.
Então mulherada, o segredo é evitar a maquiagem no volante. E aos colegas de “classe”, o negócio é ter atenção redobrada no trânsito. Claro que este debate não vai encerrar por aqui. Até porque, ano após ano novas pesquisas são realizadas, e a discussão volta à tona.