Capital do Ceará, Fortaleza é um dos destinos turísticos mais cobiçados no nordeste brasileiro. Sua orla reúne praias famosas como Iracema, Futuro e Mucuripe, todas acompanhadas de muitas palmeiras, um animado calçadão e muitos edifícios. Para curtir esse ambiente, a dica é alugar uma das megabarracas de praia, que oferecem, entre outras amenidades, piscina, wi-fi e playground.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasPraia de Iracema, em Fortaleza
Praia de Iracema, em Fortaleza

Fugindo um pouco do circuito litorâneo, é possível conhecer o Centro Cultural Dragão do Mar (com salas de cinema e teatro, museu de arte contemporânea e planetário), o Cais do Porto, o Mercado Público, e também curtir um dia no Beach Park, um parque aquático com mais de sete milhões de litros de água e dezenas de atrações nas categorias família, moderada e radical.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasCentro Cultural Dragão do Mar é uma alternativa aos passeios no litoral
Centro Cultural Dragão do Mar é uma alternativa aos passeios no litoral
Foto: Divulgação / Tudo & TodasBeach Park, considerado o maior parque temático do Brasil
Beach Park, considerado o maior parque temático do Brasil

Depois de desbravar cada cantinho da capital do Ceará, é hora de mudar de ares e de paisagens. Há 300 quilômetros de Fortaleza, os visitantes conhecem Jericoacoara (ou Jeri, ou Jijoca de Jericoacoara), considerada uma das dez praias mais bonitas do planeta. Mesmo com esta fama, esqueça a badalação. O ritmo de vida ainda lembra uma antiga vila de pescadores, com ruas de areia e sem iluminação pública.

Para percorrer o caminho, é recomendável contratar um transporte de van ou carro, pois no trajeto, é preciso passar pelo Parque Nacional de Jericoacoara. Formado por muitas dunas e tombado como patrimônio da Unesco, exige locomoção em veículos com tração nas quatro rodas. São 23 quilômetros de areia, que configuram em uma linda experiência entre as dunas.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasRelaxe nas famosas redes das lagoas de Jeri
Relaxe nas famosas redes das lagoas de Jericoacoara

Em Jeri, a ordem é relaxar, e se deixar envolver pelo clima do local. Além da disputada Lagoa do Paraíso, com suas redes de descanso, os turistas podem aproveitar locais como a Duna Encantada e a Duna do Pôr do Sol, Lagoa Azul, Praia do Preá (com a linda árvore da preguiça), Pedra Furada e passeios de buggy até Tatajuba. Para quem viaja acompanhado de crianças, Jeri terá a opção de praia mais calma, com brincadeiras nas dunas como skibunda, passeios à cavalo, visita ao manguezal, e ao Parque Nacional dos Cavalos Marinhos.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasO espetáculo da Duna Por do Sol
O espetáculo da Duna Por do Sol

Tanto em Fortaleza, quanto em Jeri, a gastronomia traz o melhor da culinária nordestina, desde a tapioca e todas as suas versões, até os pratos mais elaborados com frutos do mar, peixes grelhados e caldeiradas. Por ser um destino para a visita de europeus, também é comum encontrar alta gastronomia internacional, em uma combinação perfeita do nordeste com o mediterrâneo.

Quando ir

Quem deseja visitar Fortaleza e Jericoacoara, precisa saber que a época de chuvas é longa, e vai de janeiro a junho. Isso não significa, no entanto, que passem dias inteiros chovendo: são períodos de chuvas, que vêm e logo vão embora. é nesse período do ano, também, que se formam belíssimas lagoas. O segundo semestre, por sua vez, é o mais seco, e recomendado para quem pretende tirar fotos com um azul belíssimo no céu. Por conta das férias de meio de ano, julho tem duas grandes vantagens: será o fim da temporada de chuvas, e portanto, com lagoas mais cheias; e também é o período em que o sol se põe dentro da Pedra Furada, um dos principais cartões-postais de Jeri.

Dicas dos agentes de viagem

Foto: Divulgação / Tudo & TodasOs agentes Simone Hermes e André Barden são apaixonados por Jericoacoara
Os agentes Simone Hermes e André Barden são apaixonados por Jericoacoara

– Lugar favorito para comer: Indicamos, em Fortaleza, o restaurante Coco Bambu Beira Mar; e em Jeri, o restaurante Leonardo da Vinci. Mas as barracas de praia e os próprios hotéis apresentam ótimas opções de refeições. A gente come muito bem no Ceará.

– Um lugar diferente para visitar: A encantadora Lagoa do Paraíso com as redinhas e a água morna para descansar. O lugar possui infraestrutura para ter um dia totalmente diferente do que possamos imaginar, é muito mais do que as fotos retratam. Não tem como não amar.

– Um hotel que você sempre voltaria: Sem dúvidas nenhuma, o Resort & Spa Dom Pedro Laguna, em Aquiraz; e o Blue Residence em frente a duna Pôr do Sol, em Jeri, no qual estivemos na viagem aos destinos apresentados. Acertamos em cheio e super indicamos.

– Um passeio gratuito que seja imperdível: As praias de Fortaleza são lindas, com areia branca e de grande extensão. Visite a Praia do Futuro e Meireles, que não podem ficar de fora. Em Jericoacoara, vá passar cerca de duas horas curtindo o astral e a energia da Duna Pôr do Sol, é revigorante.

– Qual foto não pode faltar no álbum: Aquela pessoa tranquila deitada na rede na Lagoa do Paraíso, desfrutando do que a vida tem de melhor para nos oferecer.

>> Este conteúdo foi publicado originalmente no caderno ‘Tudo & Todas Press – Roteiros de Viagem’, no jornal Folha do Mate.