Eis a pergunta que sempre escuto. Durante este tempo de estudo, quando respondo a pergunta da graduação que estou cursando, a outra pergunta que vem em seguida é sempre a mesma: O que faz um biomédico? Por se tratar de uma profissão que ainda está conquistando seu espaço e é pouco divulgada, as pessoas não sabem onde atua este profissional. Como foi o curso que escolhi, vou falar um pouco da Biomedicina, muito será uma opinião do que vejo, e talvez possa ajudar você que tem a mesma dúvida.

O que é Biomedicina? O profissional formado em Biomedicina (Biomédico), está apto a realizar estudos e pesquisas clínicas, envolvendo as análises clínicas, genéticas e moleculares de fluídos e tecidos humanos. A função de um biomédico pode variar de acordo com seu campo de trabalho em específico, atuando principalmente com pesquisas e análises clínicas. O profissional biomédico desempenha várias tarefas dentro de sua área, podendo pesquisar causas de doenças e maneiras de combatê-las, realizar exames e testes de laboratório, estudar substâncias e processos químicos e fisiológicos em organismos, funções de organismos celulares e proteínas. Para atuarem, os profissionais desta área devem estar inscritos em seus conselhos regionais de biomedicina para recebimento de sua inscrição profissional (CRBM). Por sua ampla atuação, os biomédicos são considerados profissionais diversificados. Atualmente as áreas em maior expansão são a biologia molecular (genética molecular humana), oncologia (estudo do câncer) e a reprodução humana assistida (fecundação in-vitro). O Biomédico não tem como atribuição a prescrição e/ou solicitação de exames, muito menos a parte clínica que cabe a Medicina.

Mas qual é a real? O biomédico não é médico, portanto, não vai salvar vidas (diretamente). Além disso, pode escutar muitas pessoas o chamando de médico, o que pode levar a certo desconforto. O biomédico não é biólogo, que usa tons de bege e vive na floresta. O biomédico é um cientista, e seu trabalho, na maioria das vezes, se dá no laboratório em pesquisas.

Quais as áreas de atuação?Ah, você faz biomedicina, então você analisa xixi, cocô e sangue, né? Não necessariamente. O biomédico é apto para atuar na análise clínica, mas também para outras 33 áreas já regulamentadas, o profissional poderá atuar em laboratórios, hospitais, órgãos públicos de saúde e indústrias biotecnológicas, em áreas como análises bromatológicas (de alimentos), banco de sangue, reprodução humana, imagenologia (radiologia, tomografia computadorizada, ultra-sonografia, entre outros exames), biologia molecular, citologia oncótica, toxicologia, perfusão extra-corpórea entre outras.