A atriz Emma Watson, mundialmente conhecida por seu papel como ‘Hermione’ na saga ‘Harry Potter’, e mais recentemente como ‘Bela’, em ‘A Bela e a Fera’, se envolveu em uma polêmica. No centro da discussão, um ensaio fotográfico que a jovem fez para a revista Vanity Fair, na qual mostra parcialmente os seus seios.
Segundo os críticos, Emma, como feminista assumida, não poderia ter feito fotos em que expõem uma parte do corpo feminino que é comumente objetificada e associada à sensualidade da mulher.
Em entrevista para promover o filme ‘A Bela e a Fera’, Emma falou sobre as críticas, reforçando que as pessoas estão distorcendo o que é ser feminista. Ela disse (em tradução livre):
Feminismo é sobre dar escolha para as mulheres. Feminismo não é sobre dar um bastão com o qual se pode bater em outras mulheres. (Feminismo) é sobre liberdade, libertação. é sobre igualdade. Eu realmente não sei o que meus peitos tem a ver com isso. Isso é muito confuso. Eu estou tipo atordoada… O que as pessoas estavam falando sobre seu…? Eles estão falando que eu não poderia ser uma feminista e… ter peitos?
>> Assista a entrevista em inglês:
.@EmmaWatson on the controversy over her almost topless @VanityFair cover shoot. https://t.co/9kNDAV90w6 pic.twitter.com/Bc2b5JuVHE
— BBC News (World) (@BBCWorld) March 5, 2017
>> Leia também: 10 melhores frases de Emma Watson sobre feminismo
***
O fato é que o caso de Emma Watson traz à tona uma série de conceitos que ainda estão muito nebulosos na mente das pessoas, e que muitas vezes, são sim, contraditórios. Para começar, vale lembrar que feminismo significa:
Igualdade entre os gêneros’, e de forma simplista, apenas fala que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e deveres.
Agora, não é tão difícil entender o porquê da polêmica. Quando falamos em direito das mulheres, dois temas costumam vir à tona:
1º) O fato de que as mulheres podem ser o que elas quiserem, fazendo escolhas e adotando atitudes sem rótulos e sem obrigações ditadas apenas pelo gênero do qual fazem parte.
2º) A objetificação do corpo da mulheres, em que seios, glúteos, coxas e outras partes são expostas de forma sensual, cujo único objetivo seria conquistar um homem, e que em situações mais graves, reforçam os casos de violência contra a mulher, principalmente a sexual.
Entenderam onde os dois temas se chocam, e porque, provavelmente, causaram toda a polêmica?
Por um lado, as mulheres podem fazer o que quiserem – inclusive, posar para uma revista com os seios parcialmente à mostra. Por outro lado, posar com seios à mostra poderia reforçar a objetificação do corpo da mulher.
Alguns poderiam dizer, é claro, que a foto de Emma é puramente artística, e que os seios estão ali simplesmente porque são uma parte do corpo da atriz. Dessa forma, a ‘maldade estaria nos olhos de quem vê’, e não há objetificação alguma na história.
>> Abaixo, outra foto do ensaio, em que a atriz parece voar.
Independente da interpretação, o objetivo deste post não é avaliar a sensualidade da foto e do ensaio, ou mesmo dizer o que uma feminista poderia ou não fazer.
A questão aqui, é justamente refletirmos sobre como é difícil mudar uma cultura, um pensamento coletivo. Somos uma geração que ainda foi educada com determinados conceitos, e nesse processo de diálogo e mudança, não há fórmula correta de pensamento.
Muitas vezes, levamos tempo para assimilar uma ideia, e como seres em constante metamorfose, não raro, mudamos nossas opiniões de um dia para outro, de um mês para outro, de uma década para outra. Com esta polêmica, a própria Emma foi acusada de, no passado, já ter criticado a forma como Beyoncé expunha seu corpo em um de seus álbuns. Será que Emma ainda pensa assim?

Aqui no T&T, especialmente nesta seção RespeitAme, temos nos esforçado para exercer, em primeiro lugar, a empatia e a solidariedade com as mulheres. Porque afinal, é tão fácil apontar o dedo e dizer que o pensamento ou conduta da outra pessoa não está correta, não é?
Seja no feminismo, seja em outra questão, quem somos nós para criticar alguém? Não sabemos a história dessa pessoa, a educação que teve, ou mesmo as ideias que seu contexto de vida a ensinou a acreditar.
Mais do que dizer o que é certo ou errado, acreditamos que o importante mesmo é discutirmos todas estas questões. Quando surge uma polêmica como esta de Emma Watson, entendemos como uma grande vitória, pois milhares de pessoas vão parar alguns minutos de sua vida para acompanhar o caso e, com sorte, refletir sobre tudo isso.
Afinal, mais do que dizer se podemos ou não expor os seios, vamos reforçar o conceito de feminismo e, consequentemente, de igualdade e posição das mulheres na sociedade e no mundo. Depois, a gente vai aparando as outras arestas.