Uma make mais pesada ou mais discreta, independente da escolha algumas mulheres não abrem mão dos cosméticos de beleza para compor o visual. Porém, é preciso saber as características de cada produto que está sendo utilizado para não prejudicar a pele e comprometer o resultado final da produção. Maquiagem orgânica, vegana, natural, cruelty free. Há vários tipos de make que parecem ter as mesmas características mas na verdade, contém diferentes composições.

 

***

Independente da fórmula, a maquiagem sustentável está em alta e além de contribuir com a beleza feminina tem trazido mudanças positivas para o planeta. Quer conhecer tudo sobre make e atingir um efeito estético perfeito? Então, entenda as diferenças entre cada tipo de maquiagem e invista nas fórmulas naturais.

Make orgânica

a maquiagem orgânica traz vários benefícios à saúde do rosto. Assim que é aplicada, a pele absorve apenas os produtos naturais, que são ricos em vitaminas, minerais e óleos, sem contato com agrotóxicos, hormônios ou conservantes. A composição totalmente natural agrega suavidade e um efeito estético invejável.A fórmula contém propriedades nutritivas e antioxidantes. O produto é  livre de ingredientes sintéticos, como parabenos, sulfatos e corantes, todos nocivos para a saúde e para o meio ambiente.

Make natural

O natural não contém parabenos, fragrâncias ou corantes artificiais, derivados de petróleo, silicones e outros ingredientes. Mesmo assim, alguns produtos podem conter ingredientes sintéticos na sua composição. Para que o cosmético seja definido como natural, pelo menos 5% de fórmula do produto é composta de ingredientes orgânicos.

Make vegana

assim como a alimentação, o cosmético vegano é livre de ingredientes animais ou derivados de animais. Entre eles: mel, cera de abelha, lanolina, colágeno, albumina, carmim, gelatina e muitos outros. A sua fórmula pode conter ingredientes sintéticos, com composição química.

Make cruelty free

Nem sempre os cosméticos cruelty free são veganos. Uma coisa não está diretamente ligada à outra. Quando este termo é utilizado, significa que os produtos não são testados em animais, isso não quer dizer que os ingredientes animais não sejam utilizados em sua fórmula, assim como o mel, por exemplo. A única certeza é que, neste caso, os animais não são submetidos a testes, expondo os bichinhos muitas vezes à crueldade.

Assista o vídeo da blogueira e maquiadora profissional Nicole Make ~beleza sem crueldade e entenda as diferenças:

*** 

Fique ligado!

Para determinar que a matéria-prima é livre de agrotóxicos e 100% natural e pura, os produtos são avaliados pela EcoCert, órgão regulador que inspeciona a qualidade do produto e avalia a sua composição, com certificação há 20 anos no país.