Foto: Divulgação / Tudo & TodasBatata doce: a nova queridinha das dietas
Batata doce assada é a minha favorita

Briga de Peso

——————————–

Depois de já estar há algum tempo investindo na reeducação alimentar, a chef lá de casa (minha avó), apresentou uma combinação diferente para o almoço. Carne e batata doce assadas. Lembro de ficar com receio, já que ‘batata’ e ‘doce’ na mesma palavra não parece um bom sinal.

Mas foi só experimentar a iguaria, que logo foi difícil contrariar o paladar. Que coisa mais gostosa aquela casquinha que se forma ao redor da batata, que por dentro permanece macia e molhadinha!

Já que gostei tanto, corri para a internet, ver como era a qualidade nutricional desse tubérculo. E não é que essa garota dá um show? Olha essa definição:

A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C.

E ainda é gostosa, gente! Dá para acreditar?

Desde essa primeira refeição, pedi para a nossa ‘chef’ colocar esse vegetal sempre que possível no preparo do almoço. Gosto de comer batata doce especialmente nos dias em que vou correr. Como ela libera a energia devagar, quando vou para a esteira, tenho um ‘up’ no desempenho.

E parece que não foi apenas eu que descobri esse vegetal. Tenho visto muita gente com um estilo de vida mais fitness mostrando receitas com a batata doce. A farmacêutica Sandra Coutinho, que sempre apresenta aqui no ‘Briga de Peso’ os suplementos mais top, já me contou que antes dos treinos, costuma comer um pedaço de batata doce com pasta de amendoim. é garantia de super energia!

Vale lembrar que batata doce é um carboidrato e o ideal é consumí-la de forma isolada em uma refeição. Ou seja, quando comer batata doce, deixe de lado o arroz, o aipim e a batata inglesa. Acrescente uma fonte de proteína (carne ou ovos), verduras e legumes. Pronto! é garantia de saúde e boa forma no prato!

Confira 10 benefícios da batata doce1 – Fornece energia para o treinamento, auxilia na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue lentamente.2 – Ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico.3 – Auxilia no emagrecimento, pois diminui o apetite pela riqueza em fibras.4 – Fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A.5 – A vitamina A age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial.6 – Reduz o colesterol total e auxilia na digestão devido seu teor de fibras.7 – Faz bem para a pele graças a vitamina E.8 – Ajuda a prevenir câncer por seu alto teor de vitamina A.9 – Auxilia na formação de colágeno e previne anemia graças à vitamina C.10 – Regula a pressão arterial e reduz cãibras também pela vitamina C.