Mais uma caixa misteriosa vai deixar os participantes apreensivos nesta terça-feira (23). Desta vez, os cozinheiros amadores terão que usar todas as técnicas e habilidades para preparar um ouriço do mar vivo como prato principal. o ingrediente é de difícil manuseio e não é muito utilizado na gastronomia brasileira. Há vários critérios para inserí-lo no cardápio, já que, se não for manuseado de forma correta, pode trazer muitas consequências à saúde.
Independente da escolha do cardápio, o objetivo é que o ouriço prevaleça na composição. Os cozinheiros que apresentarem o pior rendimento, irão automaticamente para a prova eliminatória, mas, antes disso, um deles terá a oportunidade de se salvar.
Para subir no mezanino e garantir a permanência no programa, sem antes passar pelo desafio final de eliminação, eles terão que empratar, em 10 minutos, ingredientes já preparados, disponíveis em suas bancadas. Nesta competição, os chefs Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin irão avaliar qual é o prato com melhor visual e este competidor se livrará da prova eliminatória.
No desafio final, os participantes terão de transformar três drinks clássicos (Bloody Mary, CMT e caipirinha de limão) em verdadeiros pratos MasterChef. A prova contará com a participação do mixologista Spencer Amareno.