Para ganhar o título de MasterChef Brasil, não basta ser um cozinheiro de ‘mão cheia’, é preciso ter espírito de liderança e ter equilíbrio emocional ao realizar o trabalho em grupo.

Porém, este pode ser o maior desafio para os participantes, que em função de uma cultura brasileira que condena a competitividade, não sabem discernir que as críticas que ocorrem entre os colegas podem ser construtivas, que o grupo em si deve aceitar opiniões porque juntos, buscam atingir os mesmos objetivos e que o trabalho em equipe pode ser tornar prazeroso se houver respeito e tolerância.

Muitas pessoas não possuem este espírito de competição e passam a julgar os outros pelo seu comportamento. Neste caso, sempre vai ocorrer o egocentrismo e o sentimento que apenas um é o melhor do grupo.

 

O participante Leonardo é um exemplo disso, ele geralmente estuda os pratos antes de elaborá-los para não obter margem de erro, já que, um simples detalhe pode ser a gota d’água para o insucesso e a desclassificação no talent show gastronômico. Mas, alguns colegas, julgam ele de outra forma, e não consideram que este planejamento esteja dentro dos criérios da competição.

Para Douglas, um dos seus adversários, ao adotar este critério ele não está demonstrando sabedoria e criatividade na cozinha, pois copia o preparo dos pratos antes de entrar em ação e desta forma, não coloca a personalidade ao cozinhar.

Leonardo não cozinha com a alma, salienta Douglas.

Sobre o Facebook: #MasterChefBR pic.twitter.com/IDrcXQcZ18

— Diva Depressão (@diva_oficial) 19 de abril de 2017

Alguns seguidores do Twitter também criticam a postura do participante Leonardo, e salientam que ele é arrogante e presunçoso; outros acreditam que rolou uma inveja dos demais adversários.

Tava assistindo o ep de ontem do #MasterChefBR e só digo uma coisa: LEONARDO, FICA LONGE DO MEU TIME VERMELHO, SEU DEMÔNIO.

— Gleica 🐯 (@eugleica) 19 de abril de 2017

Inveja do elogio que meu xará levou da @PaolaCarosella. Hehehe 😍 #MasterChefBr

— Leonardo Young (@leonardo_young_) 19 de abril de 2017

@masterchefbr Enquanto o Que o Léo faz “não vem da alma” o recalque vem inteiro do Douglas.

— Leonardo Almeida (@lepo_dwg) 19 de abril de 2017

@masterchefbr Todos carregados no recalque!HAHAHA

— Seecrano (@seecrano) 19 de abril de 2017

@masterchefbr o prato do Léo pode não ter vindo da alma, mas a inveja do @MChefDouglas veio, certeza.

— gabes (@gaarouch3) 19 de abril de 2017

@masterchefbr @MChefDouglas só disse as verdades. Parece ctrl+C ctrl+V, monamur!!!!!

— regina george (@paguiferreira) 19 de abril de 2017

@masterchefbr Enquanto isso Leo continua estudando e arrasando. Se preparar tb é um talento, mores. E ainda não o vi sendo arrogante.

— Crislanda Oliveira (@CrislandaPsi) 19 de abril de 2017

Douglas demosntrou o que pensa quando teve que falar do rival, mas acredita que foi mal interpretado pelo público, que após este argumento, construiu uma imagem negativa dele no jogo.

mas só me mostram quando eu tô falando algo negativo de alguém? assim não dá #MasterChefBR vou perder meu lado amorzinho 😬

— Douglas Holler (@MChefDouglas) 19 de abril de 2017

***

Uma outra participante que está tendo dificuldades para trabalhar em equipe é a Mirian. Durante as atividades, ela mostra ter domínio na cozinha pela sua experiência e, algumas vezes, parece não aceitar críticas vindas dos colegas do grupo, mesmo sendo construtivas. 

Não to suportando mais mirian no #MasterChefBR

— A própria Polly (@Andresa_ss) 19 de abril de 2017

Briga de gerações no #MasterChefBr… 💥💥💥💥🔥🔥🔥

— Leonardo Young (@leonardo_young_) 19 de abril de 2017

***

A atitude da capitã Debora também foi criticada por algumas pessoas. Ela teve o poder de decidir quem deveria subir ao mezanino e ficar com imunidade para o próximo episódio do programa. Já que, ela achou que desempenhou muito bem a função como líder do grupo e provou ter cumprido todos as etapas com precisão ao apresentar o cardápio para os 200 convidados, Debora optou pela imunização de si mesma. Mas, os brasileiros não entenderam esta postura da cozinheira, para alguns, o líder deve dar o exemplo e se sacrificar pelo restante da equipe, isto que é a demonstração correta de um representante.

 ***

Mas, não foram só os participantes da competição que receberam críticas através de hastags no Twitter, a chef Paola Carosella também foi alvo de polêmica. Os seguidores acreditam que ela está mais severa nesta edição, ao avaliar os pratos. Alguns acreditam que o comportamento da jurada revela desrespeito e falta de educação ao próximo. Porém, ela está assumindo o papel de julgar o que é certo e errado, e esta é a proposta utilizada no talent show gastronômico. O programa tem o objetivo de ‘abrir os olhos’ dos competidores, que devem estar literalmente preparados para todo e qualquer desafio, o psicológico deve estar em equilíbrio para que no futuro, eles não venham se surpreender com os desafios que surgirem no caminho, principalmente quando estiverem inseridos no mercado de trabalho.

Não precisa assistir. Deve ser horrível assistir sem vontades. https://t.co/8sXdS51kT8

— Paola Carosella ⚡️ (@PaolaCarosella) 19 de abril de 2017

Se a @PaolaCarosella fosse toda sorrisinhos e elogios, iam falar que ela tá querendo dar. É profissional, falam que é grossa. 😣😏

— Evelyn (@SartoriEvelyn) 19 de abril de 2017

Ela pode ! Ahi ela vira arrogante grossa incompetente e humilha as pessoas na sua volta. https://t.co/1EUtXdNtCY

— Paola Carosella ⚡️ (@PaolaCarosella) 19 de abril de 2017

Vc esta pensando apenas nela, eu estava pensando em todos os outros participantes. https://t.co/0MMRP4vE0M

— Paola Carosella ⚡️ (@PaolaCarosella) 19 de abril de 2017

Por que ne? So de tpm ou com cão no corpo. Seria disciplinada exigente nunca . https://t.co/9vk4ucj1iU

— Paola Carosella ⚡️ (@PaolaCarosella) 19 de abril de 2017

Dos mesmos criadores de @PaolaCarosella é grossa e arrogante. Vem aí Ela é séria é mal comida… Não percam! Já nos comentários idiotas 😂😂😂

— Anne ⚡️ (@CabelloKikees) 19 de abril de 2017

E você? Concorda com a postura dos participantes?