Pense um pouquinho e responda a essa pergunta: você ganha mais peso quando não pratica exercícios físicos regularmente, ou quando come alimentos mais calóricos?
Pois é a resposta a essa pergunta que está no centro de uma polêmica envolvendo a Coca-Cola, marca de refrigerantes que doou US$ 1,5 milhão para uma pesquisa que culpa a falta de exercícios – e não a ingestão de fast food – pela obesidade.

Chamada de The Global Energy Balance Network, a pesquisa sugere que os norte-americanos estão muito focados no que comem e não se preocupam o suficiente em movimentar o corpo.
Por outro lado, especialistas que não concordam com o resultado do estudo, têm culpado a Coca-Cola de desviar a atenção do papel dos refrigerantes e outras bebidas açucaradas no ganho de peso e no desenvolvimento de Diabetes tipo 2.
Em comunicado, a Coca-Cola destacou que possui um histórico de apoio a pesquisas científicas com base em evidências relacionadas às suas bebidas, e que pretende continuar investindo neste tipo de iniciativa.
***
Fica a dica: Independente das reais intenções da Coca-Cola, vale ficar atento aos dois aspectos: alimentação e exercícios físicos. Converse com médicos, nutricionistas e profissionais de Educação Física para montar o plano mais adequado para você. Com certeza, a sua saúde agradece!