Saturno é o deus do tempo para os romanos. Na mitologia grega, Cronos (saturno) era um dos Titãs (um dos 12 deuses). Saturno conhece os limites e a energia do tempo e da matéria.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasSaturno será o regente do ciclo astrológico por 36 anos
Saturno será o regente do ciclo astrológico por 36 anos

> Leia também: Saiba o que esperar de Saturno, o planeta regente do ciclo astrológico que inicia em 21 de março

PARA O MUNDO

O que Saturno vai pedir para este novo ano? Que façamos nossas escolhas – com a elaboração de novas metas – e façamos os esforços necessários para a realização concreta destas escolhas. é escolher a minha montanha e começar a subir.

Minha carreira é horrorosa e a odeio – mas me dá dinheiro”. E aí o que temos que fazer? Continuar infeliz com a ‘droga’ que escolhemos? O ano de 2017 pede que sejamos nós mesmos, autênticos, e que comecemos a plantar a sementinha para nossos novos objetivos. E quando começar a fluir poderemos então deixar de lado aquilo que não serve para nós.

é o aprendizado de não culpar o mundo exterior por aquilo que acontece na minha vida infeliz, e que eu mesmo sou o responsável. Isto também serve para relacionamentos desgastados, famílias desarmonizadas, tudo. Temos que nos auto questionar, sem medo, sobre aquelas coisas que não estão legais para mim e começar a fazer a virada.

Na história do mundo, vale relembrar que a última vez que tivemos um Ciclo de Saturno foi entre 1765 a 1800. E o que tivemos na época? A Revolução Francesa. Onde novos paradigmas foram gerados para a humanidade. A queda da Bastilha foi em 1789 – quase no meio desta energia de Saturno. Marcando o fim da Monarquia. E agora em nossos dias novamente os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade para todos voltarão a ser relembrados. Qual será a nova Bastilha, seria Brasília? Até o nome rima.

Na época o epicentro dos acontecimentos foi a França. Agora esta energia inovadora está aqui, com o mundo inteiro olhando para o Brasil, observando a queda e a ruína das monarquias falsas vigentes. Não será só na Política, mas nas Religiões também, e nas Economias, e Artes.

E o mecanismo valorizado pela humanidade para o acompanhamento coletivo das mudanças – e das cobranças – são as redes sociais. Que nos dará a velocidade dos acontecimentos para que mudemos nossos conceitos, e que nos alinhemos com o mundo – numa linha só – como consciência. Com os verdadeiros valores interiores de cada um sendo partilhados com os grupos e aí colocados em prática.

Outras forças astrológicas também estão concorrendo no momento. Em 2017 teremos duas macro-quadraturas de Plutão no céu (uma com Urano e outra com Júpiter) que empurra as vontades populares para o conceito de Liberdade, para uma Democracia de direita, e para a rebeldia contra as opressões. A vitória de Donald Trump tem haver com isso – foi uma radicalização dos direito individuais. O povo pediu mais voz e mais autonomia, e menos ingerência do Estado. E a esquerda política mundial – autoritária – enfrentará uma forte crise de declínio bem significativa com estas quadraturas.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasNa política mundial, Ivanka Trump deve se destacar
Na política mundial, Ivanka Trump deve se destacar

Diga-se de passagem, que assistiremos a ascensão da filha mais velha de Trump – Ivanka 35 anos – como a verdadeira primeira dama americana, e forte candidata à sucessão presidencial. Ela possui um mapa astral muito forte para o lado político.

Para a vida particular de cada um de nós, estas quadraturas de Plutão acabam virando verdadeiras armadilhas, que fazem com que pequenas discussões do cotidiano se transformem em discussões explosivas de princípios opostos radicais.

Por exemplo, o latido do cachorro em um prédio atrapalhando a vida de outro vizinho que trabalha em casa – assunto banal -, e a reclamação do fato pode virar numa discussão de outra ordem. Pode evoluir para um debate bem intenso entre categorias de pensamentos bem radicais, um acusa a outra de ser mulher e por isso histérica, a outra diz que isso é coisa de PT, Renan, Lula – e coisa e tal. E aí o cachorro é o que menos importa. Cada um quer mesmo é manter seu ponto de vista ideológico rígido. Não caiam nestas armadilhas e não transformem as discussões mais simples em ofensas de categorias opostas e radicais – e nem pensar em colocar nas redes sociais.

ANO DOS NúMEROS 10 E 1

A Numerologia de 2017 terá como base os valores de 10 e 1. Uma das técnicas do estudo da numerologia chama-se “redução do número”, e no caso do ano de 2017 fazemos esta redução assim 2+0+1+7=10. Dizemos então que 2017 carrega as energias dos nº 10 e 1.

Ou seja, é o ano de finais e re-começos e disso ninguém duvida. Estamos vivendo um momento de final e re-início, portanto de passagem de um grande ciclo de 36 anos – chamado de Ciclo do Sol – para outro ciclo chamado de Ciclo de Saturno – igualmente de 36 anos. Fim do ciclo do Sol, que começou em 1981 e encerrou no final de 2016.

E no encerramento deste Ciclo Solar tudo que precisava ser demonstrado (iluminado) foi feito.

Assistimos muitas revelações bombásticas neste último ano, por exemplo, nossa política ficou aberta a todos como nunca. Antes tudo era engavetado e “acabava em pizza”. Em 2016 nada acabou em pizza e as gavetas foram expostas.

Então neste ano terminou um longo ciclo de dúvidas, de não sabermos quem éramos, e de começar um ciclo novo de 36 anos (de Saturno) em que vamos enxergar claramente o que temos que fazer e nos encontrarmos como seres humanos. Cada um já pode escolher a montanha que vai subir. Esta é a mensagem inicial – a reflexão solicitada para as investigações de 2017.

PARA O BRASIL

O principal assunto para o país será a purificação geral, um ano de enfrentar e resgatar os pecados do passado, de pagar nosso Karma como país dizem os esotéricos. Um período de provas, de estudar e entender as repercussões – amargas – de nossos erros na vida presente. Todos votamos errados.

Assistiremos um país inquieto, contrariado frente às dificuldades e restrições materiais. As pessoas tendo que renovar suas atitudes diante de tais limitações – com muito mais humildade.

Mas é o ano em que curamos nossos medos e nossos desequilíbrios. Estas são as influências da casa nº 12 no último aniversário do Brasil. E a casa 12 é considerada a casa da espiritualidade, e sabemos que Deus não aparece em lugares sujos. E tudo fica bem claro, há que limpar todas as sujeiras para depois merecermos a proteção divina.

Felizmente o trabalho da Justiça também continuará firme, transformando nosso país em uma gigantesca cadeia para os corruptos, resgatando o dinheiro roubado, e propiciando um renascer para a nossa dignidade e nossa reconstrução como país. é a limpeza da sujeira.

Nossa popularidade mundial crescerá este ano devido a tomada de atitudes extremas de nossas autoridades perante nossa crise interna, o que beneficiará nosso desempenho como nação perante o mundo.

O Brasil estará mais tolerante no convívio com novos parceiros econômicos, que virão de todo o mundo, e faremos mais acordos internacionais e importantes negócios com o estrangeiro.

Na educação temos grandes possibilidades de incômodos para implantar a reforma do ensino aprovada pelo Congresso. Muitos verão a renovação do ensino como algo genial, futurista e estimuladora da atividade mental. Outros irão considerar a reforma como uma anarquia, muito duvidosa e geradora de indisciplina. E aí acontecem os protestos. O fato é que nossa educação irá gerar em nossos alunos o gosto pela investigação particular, a busca da verdade das coisas e uma compreensão mais sintética das leis que regem o universo.

Na política continuaremos a observar a Câmera dos Deputados escandalizando o cenário político, sendo desleal com o povo, com manifestação de políticos sem visão de futuro, afastados da realidade brasileira, protegendo seus interesses, muito flexíveis nos projetos duvidosos, fazendo conchavos com falsos amigos, adulando as más companhias, uma vergonha para a sociedade. Iremos então saber quem é verdadeiro e quem é falso. Afinal ninguém segura as redes sociais.

O PRESIDENTE MICHEL TEMER

Foto: Divulgação / Tudo & TodasMichel Temer pode
Michel Temer pode ‘perder o emprego’ na era de Saturno

A vida do Presidente deve seguir tranquila. Em 2017, possivelmente será pai novamente, terá algumas febres por garganta ou pelos rins. Não se pode negar que subiu na carreira chegando ao posto mais alto do país e que está usufruindo de uma vida boa. Foi prestigiado e aceito pelas instituições legais do país. Não podemos negar que existem dificuldades por todos os lados de sua vida, mas Temer é polido, adaptável e tem jogo de cintura na política.

E mesmo com as denúncias originadas pelas delações deve seguir no posto – pelo menos até agosto de 2017. é aí que a vida dele complica, pois o Sol estará na casa nº 08 de seu aniversário, e a interpretação clássica diz: “a casa nº 08 representa a travessia do Inferno”, e que irá durar mais um ano na sua vida particular. Com esta interpretação, as pessoas costumam perder o emprego. Esperamos para ver.

***

O astrólogo João Pedro Matzenbacher explica que todo o conhecimento da Sagrada Tradição Iniciática proveio dos Caldeus (aproximadamente três mil anos Antes de Cristo AC).

Com Saturno, Oxum, Oxalá e Capricórnio, cada um sabe do seu caminho a seguir. As boas ou más energias, o livre arbítrio em cada momento é que definem como será a caminhada. Acreditar nas vibrações, assim como ter fé naquilo que desejamos e ter ciência do que a vida nos revela por meio de seus sinais, é de cada um.

Como cita a astróloga Maria Eugênia de Castro, “Ninguém está aqui na Terra para pagar pecados, mas sim para aprender, lembrando que somos a soma do que já fomos”. Neste constante aprendizado e na busca pelo desconhecido, pelos mistérios do ocultismo e influência dele sobre nós, esta curiosidade por saber daquilo que está por vir é fato desde a criação do homem.

O que prover, o que esperar e como será a evolução humana diante das energias vibratórias do universo é o que nos respondem os babalorixás e ialorixás Sandro de Oxalá, Claudio de Xangô, Leni de Ogum e Iara de Oxum.

>> Este ano será um divisor de águas nas Ciências das Previsões

Vamos assistir as previsões de quem “não sabe” entrando em choque com as previsões de quem estudou as Ciências Sagradas com profundidade. Todo o conhecimento da Sagrada Tradição Iniciática proveio dos Caldeus (aproximadamente 3.000 AC) e é simbolizada na cultura ocidental pela figura dos três reis magos.

Com os Caldeus o mundo civilizado conheceu o círculo de 360 graus, o ano de 12 meses e a semana de 7 dias, a divisão do dia em 24 horas, a crença nos horóscopos e os dozes signos do zodíaco, o hábito de fazer o plantio de acordo com as fases da lua, o processo aritmético da multiplicação, enfim…

Na ciência dos Caldeus a determinação do Regente do Ano tem como base um ciclo de 36 anos – 360/10. E a cada ciclo de 36 anos é atribuída uma regência planetária (Regente do Ciclo). Claro que dentro deste grande ciclo existem ciclos menores anuais, que também possuem seus respectivos regentes (Regente do Ano).

Nessas regências menores consideramos a ordem sempre começando pelo planeta mais lento até o mais rápido, ou seja, de Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, até Mercúrio e Lua.

Porém quando termina o ciclo de 36 anos a regência menor – dos anos – vai ser re-iniciada a partir do planeta regente deste grande ciclo, no caso de 2017 será Saturno. Ele será o grande Regente até 2052, mas também será o regente do ano de 2017.

SIGNO DE CAPRICóRNIO

Saturno é o planeta do signo de Capricórnio. O cabrito montanhês, aquele que sobe a montanha para atingir o seu ponto mais alto. Desta maneira as idéias deste signo, as pessoas e as profissões de Capricórnio se destacarão dos demais signos. A principal expressão-chave de Capricórnio é: CUMPRIR O DEVER.

E segue as demais virtudes do signo: prudência, perseverança, disciplina, cautela, autocontrole, o uso da razão, a pureza dos costumes, a castidade, a verdade, a tranqüilidade, enfim. Tudo que diga respeito ao comando de si mesmo e ao dom de dar conselhos.

As profissões mais beneficiadas com a energia de Capricórnio estão diretamente ligadas à Administração de Empresas: Os altos cargos executivos (governo ou privada), Engenheiros, Diplomatas, Gerentes, Programadores de computador, Economistas.

ASTROLOGIA CHINESA

Foto: Divulgação / Tudo & Todasghjghj

é o ano do Galo de Fogo, ano que começa em 28 de janeiro e vai até 15 de fevereiro de 2018, será o ano 4715 no calendário chinês. Segundo a lenda, Buda convidou todos os animais do mundo para uma festa de Ano Novo, mas apenas 12 compareceram. Como recompensa, deu o nome de cada bicho a um ano.

O Galo representa o amanhecer, o despertar. Rotineiramente, ele canta anunciando o raiar do dia, todos os dias, como se esta fosse a sua grande obrigação. Ou seja, uma personalidade conservadora e metódica.

Mas no fundo o Galo possui a agressividade, e quando se defronta com um adversário, combate bravamente. Também são profundamente observadores, é difícil esconder alguma coisa de um galo. E esperam estar no controle de seu ambiente, incluindo quem quer que esteja nesse ambiente.

Desta maneira o Galo caracteriza pessoas cheias de coragem, honestidade, ímpeto e ambição. Será um ano para quebrar barreiras, perder o medo, ser uma pessoa destemida em busca do seu destino. Por isso, se você quer ter sucesso e atingir os seus objetivos em 2017, terá a energia ao seu favor.

No ano do Galo é possível que muitas oportunidades surjam, mas, será necessário analisá-las com minúcia e atenção, antes de decidir aproveitá-las. De qualquer maneira, os projetos, uma vez escolhidos, tendem a ser realizados com êxito, pois a energia para o trabalho deste signo, aliada a seu lado agressivo e impetuoso, costumam atuar de forma positiva para o êxito de qualquer empreitada. Este pode ser um ano para sair da estagnação!

Nas relações pessoais um Galo pode ser muito sincero, e, num ano regido por ele, a realidade pode se mostrar de forma aterradora. A diplomacia costuma ficar em segundo plano, e o tato, a delicadeza e cuidado não costumam ser vistos sob a sua regência. Pode ser um ano mais duro e mais árido, no que diz respeito às questões sentimentais e aos relacionamentos. Apesar de ser um signo sociável, o Galo não tem muito jogo de cintura, e costuma ser bastante impositivo, o que pode tornar as pessoas mais inflexíveis e menos ponderadas.

Força, coragem, honestidade, resistência, perseverança. Estas serão as palavras de ordem para o ano de 2017, quando estaremos sob a incontestável energia do Galo!

OS ASTROS DEIXAM SEU RECADO

O momento econômico atual está impondo uma diminuição do bem estar da sociedade. O verbo “diminuir” em si não significa algo ruim. Diminuições e aumentos vêm em tempo próprio. é necessário então adaptar-se às condições do momento, e não pretender encobrir a pobreza com uma aparência vazia.

Quando uma época de escassos recursos vem despertar uma verdade interna, não há motivo algum para que o homem se envergonhe pela simplicidade. Pois é justamente a simplicidade que então pode prover a força necessária a novos empreendimentos. Quem sabe um período sem TV volte a estimular a conversa entre as pessoas.

Quando três pessoas viajam juntas, a inveja pode surgir. Diminuindo para duas pessoas será possível uma união e uma complementação mais íntima. Do mesmo modo os defeitos de uma pessoa impedem que homens dela se aproximem; e quando alguém humildemente diminui suas falhas faz com que outra pessoa bem intencionada se anime e se aproxime. E surge a alegria.

Se for preciso diminuir o número de velas para as orações isto não é motivo para preocupação, isto é simplicidade. A força da oração compensará a limitação da aparência. Diante de Deus não há sentido para uma aparência falsa. Os sentimentos do coração podem manifestar-se até mesmo com escassos recursos.O perigo que corremos como sociedade é que uma diminuição no bem-estar do povo em favor do governo deve estar rigidamente unida à Verdade. Quando se reduzem os fundamentos de uma construção e se fortalecem as paredes superiores, toda a estrutura do prédio perde sua estabilidade.

Se os governantes desejam a diminuição da ira do povo então este deslocamento de bens deve ocorrer sem o esgotamento das fontes de riqueza da nação e de suas classes menos favorecidas. Luz na mente, paz na alma! Abraços a todos.

***

>> Continue lendo:

Previsões 2017: ano de Saturno – parte II

Previsões 2017: ano de Saturno – parte III

Previsões 2017: ano de Saturno – parte IV