As doenças FIV e FELV são muito temidas por não apresentarem tratamento e serem facilmente adquiridas.

A FIV é a imunodeficiência felina transmitida por um vírus e também conhecida como AIDS felina. Assim como a AIDS nos humanos, esse vírus diminui a capacidade do organismo afetado de combater doenças. Dessa forma doenças que poderiam ser facilmente tratadas se tornam de difícil combate, podendo, muitas vezes, serem letais.

Já a FELV é a leucemia felina, também transmitida por um vírus que reduz a capacidade de resposta a enfermidades do organismo. O vírus da leucemia também pode acarretar em diversas formas de tumor nos animais.

Essas duas doenças tem em comum o silencio, pois o proprietário, na maioria das vezes, só percebe as doenças quando o animal já está em uma fase grave, em que notam que o gatinho está doente com maior frequência.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão da FIV ocorre pelo sangue, através de brigas e mordidas de animais doentes. Já a FELV é mais facilmente adquirida, visto que a transmissão se dá através do contato próximo e saliva de animais infectados, inclusive pela caixa de areia, potinhos de comida e água e também por brigas. É importante salientar que essas doenças não são transmissíveis aos seres humanos e nem a outros animais, apenas de gato para gato.

Para descobrir se seu animal é portador de uma dessas doenças você deve leva-lo ao médico veterinário de confiança para que testes sejam realizados. Tendo em vista que muitos gatos apresentam essas doenças sem apresentarem sinais clínicos é importante que todos os felinos sejam testados visto a gravidade dessas enfermidades.

Como proteger seu gato?

A principal forma de prevenção a essas doenças é evitar que o seu gato tenha contato com animais portadores, isto significa que a melhor forma de proteção para o seu animal é evitar o livre acesso à rua. Além disso para a FELV existe vacina, sendo uma forma importante na prevenção dessa doença.

Gatos saudáveis e gatos FIV ou FELV positivos não devem conviver juntos, tendo em vista que ambas doenças são transmissíveis, o risco de que os saudáveis se contaminem é muito alto. Então se você possui um felino que não possui nenhuma dessas doenças e está pensando em adotar outro gato, é importante que você teste o possível novo pet antes de levá-lo para ter contato com o seu gato.

Dica importante: vale salientar que é importante o convívio, sendo assim recomenda-se que gatos com FIV convivam com outros gatos com FIV e gatos com FELV convivam com outros animais com FELV.