Nós já falamos por aqui e você já está cansada de saber da importância de usar protetor solar. Contudo, passar protetor de forma errada, é inútil e não protege sua pele na exposição ao sol. Por isso, muita atenção a estas dicas na hora em que for passar o produto:

> Aplique o protetor de forma generosa pelo corpo. Use a medida de uma colher de sopa para cada área do corpo. Além disso, reaplique o produto a cada duas horas ou sempre que sair da piscina ou mar.

> Dê preferência para utilizar os protetores solares em forma de spray para as áreas com pelo ou cabelo, como o couro cabeludo ou as pernas do homem.

> Escolha o melhor horário para exposição ao sol: antes das 11 e após às 16 horas.

> Para cada tipo de pele, um tipo diferente de protetor solar. Adolescentes e adultos jovens com tendência a pele oleosa, podem usar protetor à base de gel, fluidos ou oil free – eles são menos gordurosos e não bloqueiam os poros, evitando a produção de óleo na pele e a formação de acnes. Mulheres na menopausa podem usar em formato de creme, já que a pele tende a ser mais seca. Quem tem manchas escuras na pele ocasionadas pela exposição solar ou manchas por alterações hormonais devem usar protetores com fator mais alto, e, se possível, ainda usar chapéu, boné, óculos.

> Para as crinaças menores de 6 anos, use filtros solares ou loções com dióxido de titânio. Os pequenos podem ainda vestir roupas com filtro e proteção solar, que são feitas com tecidos especiais, são leves, não incomodam e ainda ajudam a proteger a pele da criança.

> Leia o rótulo. Encontre o selo de qualidade atestado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ou pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), isto é o certificado de que o produto foi testado e aprovado para o uso.

> Após a exposição solar, use hidratante ou óleo corporal à base de ureia e ceramidas, para um bronzeado com uma cor mais bonita e duradoura. Para queimaduras e vermelhidões, use produtos pós-sol, águas termais, cremes calmantes ou chá de camomila frio, que aliviam e refrescam a pele. Em casos mais graves, procure um médico, pois é sinal de insolação e queimaduras mais profundas.