As necessidades de um bebê não são nada complicadas, e poderiam ser resumidas em alimentação, sono, carinho e brincadeiras. Só que às vezes fica difícil saber de que exatamente seu filho precisa, em que momento e em que quantidade. Sem falar que você precisa equilibrar as necessidades do bebê com as suas próprias e as do resto da família.

Foto: Arquivo pessoal / Tudo & TodasPara a mãe, Caroline Battisti, é importante equilibrar as necessidades do bebê com a rotina da família
Para a mãe, Caroline Battisti, é importante equilibrar as necessidades do bebê com a rotina da família

***

Para muitos pais, organizar o dia numa rotina diária facilita muito a vida com o bebê. É como criar um manual de instruções personalizado para o cuidado do bebê. A vantagem é que você terá um padrão previsível de atividades e horários, e seu bebê saberá o que esperar ao longo do dia. Por exemplo: depois da soneca da manhã vem a mamada, depois um pouco de brincadeira e um passeio.

Um bebê descansado e sem fome é uma criança muito mais contente. Além disso, estudos dizem que um bebê mais satisfeito está no seu melhor estado mental e físico, pronto para aprender e explorar o mundo ao seu redor. 

Foto: Arquivo pessoal / Tudo & TodasA rotina que a família estipulou para a pequena Louise, regulou o sono e alimentação
A rotina que a família estipulou para a pequena Louise, regulou o sono e a alimentação

 Não existe nenhuma obrigatoriedade de criar uma rotina para o bebê. Tudo vai depender do seu temperamento, do modo como sua casa funciona e da sua personalidade como mãe (ou pai). Mas é muito provável que, mesmo sem querer, você acabe se vendo mais ou menos seguindo uma rotina depois de algum tempo com o bebê. Afinal, mesmo para as pessoas mais livres de espírito e menos metódicas do mundo, é difícil escapar da repetição e da sequência de algumas atividades, como café da manhã, almoço, jantar e hora de dormir.

Na nossa casa a rotina com a Louise foi a salvação, pois regulou o sono e a alimentação. O que era difícil no começo, se tornou algo leve e funcional. Após 6 anos, ter um bebê novamente em casa não foi fácil, mas a rotina estabelecida foi algo que ajudou muito. Ela está acostumada e quando chega a hora de dormir ou se alimentar ela já sinaliza que chegou a hora!!!!

Claro que cada casa tem sua rotina e formas de conduzir à situação, por isso o importante é cada um estabelecer rotinas, formas e costumes que melhor lhe ajudem!!!