Quem não gosta de maçã? Confesso, sou uma apaixonada por receitas com maçãs. Tartes, compotas, geléias, bolos, pudins, mousses, crumble, purês, e muitas outras, trazem consigo algo além do sabor. Talvez seja o aroma, ou a perfeita combinação com especiarias, ou quem sabe a imagem histórica e, muitas vezes, romântica que esta fruta representa.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasAprenda a fazer uma tarte para acompanhar o seu café
Aprenda a fazer uma tarte para acompanhar o seu chá ou café

Tudo começou com Adão e Eva, que renderam-se ao fruto proibido. Outro momento que este doce fruto fez-se protagonista da história foi ao cair, revolucionariamente, sobre a cabeça de Isaac Newton, que descansava à sombra de uma macieira. Enfim, esteve presente na história bíblica, na física, em ‘tentativas de assassinatos’ de belas princesas da histórias infantis, ou até mesmo na associação contemporânea deste fruto à conhecida marca Apple.

Por isso lhes pergunto? Não é uma fruta que traz um charme para qualquer receita? Associar a sua doçura ou acidez a pratos pode ser o diferencial para sua receita. Para tal, precisamos conhecer um pouco sobre cada tipo de maçã e como devem ser usadas na cozinha:

– Gala fica fantástica em molhos e purês, mas também podem ser usadas em saladas.

– Fuji pode ser usada em saladas.

– Maçã verde pode ser usada em molhos, purês, saladas ou até mesmo assadas.

– Golden vai bem em saladas, purês, molhos, assadas e em tortas.

As maçãs devem ser sempre muito bem lavadas em água corrente e fatiadas ou picadas somente no momento de sua utilização. Esta fruta apresenta substâncias químicas oxidantes e enzimas que estão em diferentes locais dentro da maçã. Quando a cortamos, fazemos com que estas substâncias entrem em contato uma com a outra e com o oxigênio presente no ar. Juntos reagem, causando o escurecimento da fruta.

Podemos evitar que esta reação aconteça acrescentando suco de limão à maçã cortada. Caso precise cortar a fruta previamente a sua utilização, acrescente suco de limão e deixe-as de molho neste líquido para que não escureçam.

Após um pouco de história e algumas dicas de utilização, vamos à parte mais gostosa desta coluna gastronômica: a receita. Como já havia dito, gosto de receitas que sejam uma ‘explosão de sabores’. Adoro receitas que nos permitem abusar da criatividade e surpreender com combinações inusitadas de sabores.

Esta semana, ao assistir ao chef holandês Rudolph van Veen fazer uma de suas fantásticas tartes, pensei: “eu não posso deixar de testar esta receita”. Fiz a substituição de alguns ingredientes que são um ‘bocadinho’ mais diíceis de encontrar no Brasil. Espero que gostem e deixem-se seduzir por este ‘encantador fruto proibido’.

Na próxima coluna, convido-lhes a dividirem comigo uma deliciosa receita de ovos escoceses com purê de maçã.

Apfel Schnitten – bolo de maçã alemão

Ingredientes para massa da base:- 500 g de farinha de trigo- 300 g açúcar- 190 g manteiga- 2 ovos- ½ colher de chá de sal- Raspa de 1 limão- 1 xícara de geléia da sua preferência

Ingredientes segunda massa:- 3 colheres sopa manteiga- 1 ovo- ½ xícara de leite- 1 xícara leite- 1 colher chá fermento em pó- 1 colher chá canela- ½ xícara de açúcar- ½ colher chá de sal- 3 maçãs Golden cortada em fatias finas

Ingredientes calda:- 1 xícara de água- 2 colheres sopa de açúcar- Suco de 1 limão

Modo de preparo da primeira massa:Colocar todos os ingredientes em um recipiente e amassar bem. A massa inicialmente ficará com uma consistência de ‘farofa’. Faça uma bola com a massa, enrole em plástico filme e leve ao frio por, pelo menos, 30 minutos. Passado esse tempo, abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha. Tente dar a forma da forma que usarás (usei uma forma de 40 x 25). Caso precise adapte a massa com as mão para que preencha totalmente a forma. Faça furos por toda a massa com um garfo. Espalhe sobre esta massa a geléia e reserve. Pré aquecer o forno.

Modo de preparo da segunda massa:Em um recipiente colocar o ovo, o açúcar e a manteiga e misturar bem. Juntar o leite, a farinha, a canela e o sal e mexer até que fique uma massa homogênea. Por fim, adicionar o fermento. Esta ficará com consistência de uma massa mole. Cobrir totalmente a camada de geléia. Dispor as maçãs picadas por cima desta massa e levar ao forno por 35 minutos (obrservar o tempo de cozimento, caso precise deixe mais 10 minutos).

Modo de preparo da calda:Em uma panela pequena colocar a água, o açúcar e o suco. Deixar ferver até que desmanche completamente o açúcar. Após o bolo estar pronto, pincelar está calda por cima de todas as maçãs.

Veja mais receitas em www.renatamonteiro.net.br

Novos saberes ótimos sabores!