Joana Heck, venâncio-airense que, atualmente, mora na cidade de Porto Alegre, é daquelas pessoas que consegue combinar sensibilidade e criatividade em peças gráficas que afagam o olhar.
Em maio de 2017, a designer lançou ‘Ova’, um projeto no Instagram com ilustrações que permeiam a temática feminista.
Para falar sobre o projeto, nossa colega aqui do T&T, a jornalista Ana Flávia Hantt, bate um papo com Joana. Confira:
T&T – Como surgiu a ideia do projeto, e qual é o seu objetivo com ele?
Joana Heck – Tenho um caderninho de rabiscos que levo pra todo lado, nele registro cenas do dia a dia ou coisas que vem à mente. No meio disso tudo, o universo feminino e a luta feminista estão sempre muito presentes. É um tema que me inspira e também me fortalece enquanto mulher. Em algum momento, achei que seria bacana reunir todos esses desenhos em um lugar público, afim de reforçar e retribuir o assunto a partir do meu ponto de vista. Desde então, busquei criar uma uniformidade visual para os desenhos e batizei a ideia de ‘Ova’, por lembrar ovários, por ser o feminino de ovo e pra afirmar que, mulher é sexo frágil uma ova!
T&T – O ‘Ova’ tem temática feminista. Qual é a sua visão sobre esse tema?
Joana – O feminismo não é algo recente, é uma luta que persiste há anos. Muitos espaços e direitos já foram conquistados pelas mulheres, mas tem muita coisa pra ser discutida e mudada ainda. O machismo ainda fere, oprime e mata. Sou mulher e não quero que mulheres e nem homens sofram. Quero a igualdade de gênero, por isto sou feminista. Há inúmeras formas de ser, atuar e perpetuar o feminismo, a Ova é uma delas.
T&T – O projeto não traz, diretamente, a sua assinatura. Há uma intenção com isso?
Joana – Sou mãe da Ova, a intenção era deixar a filhota ser mais independente pra poder discursar da forma que quisesse. Confesso que tenho aprendido bastante com ela!
T&T – Como tem sido a repercussão do projeto?
Joana – O projeto é super recente e a repercussão tem sido linda. Várias pessoas, mulheres principalmente, mandam mensagens apoiando a ideia e pedindo pra continuar, outras compartilham e sugerem os desenhos aplicados em outras plataformas. É aquela atmosfera de força, união e reciprocidade, que o movimento feminista tem. É o abraço que a Ova precisava ter pra seguir.
T&T – O que os seguidores da ‘Ova’ podem esperar para as próximas postagens?
Joana – Tem um leque grande de assuntos por vir. São muitos mitos, tabus e imposições que envolvem a mulher e suas escolhas. O espírito da Ova é tratar com naturalidade e um pouco de humor o que deveria, mas nem sempre está sendo tratado assim, como por exemplo aceitar o seu corpo como ele é. E também criticar o que precisa ser criticado, que são as desigualdades de gênero, o patriarcado, o relacionamento abusivo, etc.
Bacana, não é? Confira a seguir algumas das ilustrações do projeto:
Minha barriga aqui, mandando um beijo pra vocês. Boa semana. Muah! . . #ova #muahhhhhh
Domingo de boas curtindo uma Zélia Duncan. 💜 —– #ova #zeliaduncan
Amor não guarda ninguém num potinho. Isso se chama relacionamento abusivo.
Gostou das ilustrações da Joana? Então siga @ova.uma no Instagram e acompanhe as mensagens coloridas da designer.