Você já parou para pensar em quantas vezes é preciso recomeçar na vida? Às vezes a gente logo pensa no pior, em ter que voltar ao começo, sair do zero. Mas não é deste ponto que falo, e sim de criar, a partir das experiências que se tem, um novo caminho. É desta forma que gostaria de me apresentar: sou a Barbara, mas prefiro ser chamada de Babih, publicitária.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasE esse gatinho, hein?
E esse gatinho, hein?

Aos 27 anos não estava cansada do que tinha construído, mas me oportunizei um recomeço depois de oito anos em que fixei residência na capital gaúcha para estudar e trabalhar. Vivi experiências incríveis: me tornei publicitária, paguei minhas próprias contas, colaborei com o crescimento de uma empresa, troquei torneiras, fiz minhas próprias marmitas, lutei boxe, troquei resistência de chuveiro, adotei um gato. Morei sozinha, dividi apê. Curti a delícia de ‘matar a saudade de casa’ nos finais de semana.

Conheci uma pessoa incrível que só a experiência de estar sozinha me proporcionou: eu mesma.

Foi dessa imersão que surgiu uma vontadezinha de compartilhar meus valores com outras pessoas e empresas que se identificassem comigo, e, entre muitos e muitos (e mais alguns) pensamentos, ideias e tentativas, formulei meu negócio. Recomecei. Encaixotei as coisas da casa, botei o gato na caixinha de passeio e voltei para a terra onde passei parte da adolescência. São incríveis as oportunidades que tenho porque me permiti recomeçar. A própria cidade que conheço desde que nasci mudou muito nos últimos anos que estive fora. Uma saudável concorrência impulsiona a qualidade do que fazemos, vejo em minha área profissional e em tantas outras.

Empreender não tem sido fácil, mas é muito motivador. Vejo relações recomeçando, vejo sonhos se renovando. E isso tudo acontece por quê? Porque alguém se permitiu um recomeço, uma nova aposta para fazer diferente, para interpretar sua visão de mundo e sua relação com o meio.

Foto: Bruna Dullius / Tudo & TodasEstúdio criativo oportunizou novos desafios
Estúdio criativo oportunizou novos desafios

O meu (atual) maior exemplo de recomeçar é ter criado o meu estúdio criativo aqui em Venâncio, e eu não achei jeito melhor de escrever pela primeira vez em um blog sobre ‘comportamento’, se não deixando claro o quanto podemos nos permitir novas experiências nessa vida. Quero usar este espaço para falar de assuntos assim: das oportunidades que a vida apresenta e das reflexões diante elas.

E você, tá recomeçando em que?

>> Você já está sabendo quem são os colaboradores que, a partir de agora, partilham histórias e opiniões aqui no T&T? Acesse essa lista completa, e saiba quem você encontrará por aqui.