A disputa está a cada dia mais acirrada entre os nove participantes finalistas do MasterChef Brasil. E todos eles vão fazer o possível e o impossível para garantir um lugar no mezanino já na primeira prova desta terça-feira (4). Caso contrário, eles terão que mostrar as habilidades ao preparar uma réplica de uma das mais renomadas chefs do país: nada mais, nada menos que Paola Carosella.

A prova de eliminação vai desestabilizar os cozinheiros amadores, já que, o Nero di seppia com lagostins frescos é uma receita de difícil execução ~ que fiquem os melhores ~. 

O ingrediente principal da chef Paola Carosella vai trazer dúvidas aos participantes, que terão que utilizar as mesmas técnicas profissionais, para garantir o sabor e a apresentação à nível de MasterChef. Quer saber mais sobre o lagostin, deixa que eu te conto!

O que é lagostin?

Lagostim é o nome vulgar das espécies menores de crustáceos da subordem astacidea. Este termo também é usado para os camarões de grandes dimensões. As espécies mais conhecidas de lagostim são de água doce ou lagostim-vermelho. 

Quais as características deste crustáceo?

Assim como os demais artrópodes (animais de patas articuladas), os lagostins sofrem diversas ecdises (troca de carapaça) para crescer. A carapaça original é descartada quando a quantidade de hormônio de crescimento desses artrópodes atinge certo grau, e somente depois do descarte é que a nova carapaça cresce. Durante o período da troca, até que a nova carapaça fique rígida, o lagostim passa uma maior quantidade de tempo escondido, para proteção, já que a sua proteção natural, a carapaça, ainda não está totalmente formada.

Como encontrar a diferença entre lagostins e lagostas?

Já que ambos compartilham uma ordem taxonômica e um ambiente aquático, é comum que tenhamos algumas dificuldades para encontrar as diferenças das lagostas e lagostins. As criaturas têm garras, caudas segmentadas, dez pernas e antenas longas. Para quem gosta de frutos do mar, ambos ficam deliciosos na manteiga com ervas claras. No entanto, os dois crustáceos diferem em tamanho, habitat e aparência, tornando-se fácil distinguir um do outro.

Agora que você já conhece o lagosrtin, ingrediente principal que será usado pelos cozinheiros amadores na prova de eliminação, basta você aprender a preparar o famoso: Nero di seppia.

Então, vejamos. A ‘seppia’ é uma espécie de lula que possui um liquido preto. Já, o ‘nero di seppia’ é o nome dado aos pratos preparados com esse liquido escuro. Se você gosta de frutos do mar, vale a pena experimentar. Quer ficar expert no assunto, então aprenda a fazer uma receita deliciosa. 

Massa Nero di Seppia com Camarão e Frutos do Mar

Ingredientes:

– 500g de talharim “nero di seppia”– 500g de camarões pequenos– 500g kit de paella– 500g de camarões grandes– 680g de passata de tomate– 1/2 cebola grande picada– 4 dentes de alho picados– Pitada de pimenta calabresa– Azeite e sal a gosto– Rúcula para finalizar

Preparo:

Refogue no azeite a cebola, o alho, sal, o kit de paella e os camarões pequenos por uns 5 minutos, apenas para começarem a cozinhar. Acrescente a passata de tomates e continue cozinhando em fogo baixo até começar a reduzir um pouco e apurar o sabor. Acrescente a pimenta calabresa e corrija o sal se necessário. Reserve.

Grelhe os camarões grandes numa frigideira com um fio de azeite em fogo alto.É rapidinho: assim que ele pegar uma corzinha de cada lado está ótimo. Camarão cozido demais fica com uma textura bem sem graça!

Cozinhe a massa seguindo o tempo recomendado na embalagem.

Agora é só misturar o molho à massa e montar os pratos ou servir em uma travessa grande, distribuindo os camarões grandes e a rúcula por cima da massa e regando com uma porção generosa de azeite. Bom apetite!