Vários fatores podem contribuir com a queda de cabelo, um problema que afeta algumas mulheres, causando preocupação não só com a saúde quanto com a aparência física. A queda de cabelo pode ser causada por diversos fatores, mas pode ser evitada a partir da mudança de comportamento e hábitos alimentares. Identificar a origem do problema é o primeiro passo para um tratamento eficaz.

Todos os dias, perdemos cerca de 100 fios de cabelo, no primeiro momento isto é assustador, mas segundo os dermatologistas, a estimativa é considerada absolutamente normal. Mas, mesmo assim, devemos observar o aumento da queda e buscar ajuda médica, quando necessário.

Fique tranquila, não é apenas você que sofre com este problema, a queda de cabelo é um dos principais motivos que levam as mulheres ao consultório. Já que as causas são diversas, listamos alguns motivos que podem contribuir para uma autoavaliação. Fica a dica!

1. Stress

Com a rotina agitada, é bem provável que ocorre algumas alterações no humor. A tensão prolongada aumenta o nível de cortisol no sangue – hormônio que, quando desregulado, enfraquece o folículo piloso e faz com que o fio nasça fraco ou sequer nasça, já que a taxa de proliferação das células na raiz do cabelo é reduzida. Os especialistas recomendam terapias de relaxamento para combater a tensão.

2. Dietas restritivas

Para perder peso, deve-se estar ciente que a eliminação de algumas proteínas, vitaminas e minerais podem trazer sérias consequências ao organismo, inclusive a queda de cabelo. Além dsses nutrientes, o ferro e o zinco, também são essenciais para o crescimento dos fios. Fique atento, a maior fonte de produção dos cabelos são as proteínas.

3. Pós-parto

Durante a gravidez, a atividade dos hormônios femininos (estrógeno e progesterona) é potencializada, mas após o parto, tudo volta ao normal e é comum notar que os fios estão caindo mais do que nunca. Mas, se a queda não estiver a ssociada a outros problemas, não é motivo para preocupação, porque estes sintomas são bem comuns após o parto.

4. Penteados apertados

Para quem gosta de manter o cabelo preso, deve ter cuidado ao amarrá-lo porque a tensão prolongada ou repetida nos fios pode causar a queda de cabelo. Rabos de cavalo, tranças e coques muito justos podem agredir os fios e, até mesmo, comprometer a haste capilar, causando a calvície. Ao prender o cabelo, opte por penteados soltinhos e frouxos para não pressionar a região.

5. Procedimentos químicos

Se você gosta de mudar frequentemente o visual, leve em consideração os prejuízos que os produtos químicos podem trazer ao couro cabeludo quando utilizados em períodos mais curtos. Alisamentos, descolorações, escovas progressivas e similares são extremamente agressivos aos fios e ao couro cabeludo. Para evitar o enfraquecimento, não os utilize com tanta frequência, só assim, você poderá garantir cabelos mais saudáveis e fortes. 

 

Caso notar alguma o excesso de queda nos fios, procure um especialista!