Sapatos com saltos de quatro a seis centímetros de altura são os mais indicados. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)
Sapatos com saltos de quatro a seis centímetros de altura são os mais indicados. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

Com o aumento da temperatura, as pessoas que são mais propícias a ter problemas circulatórios tendem a sentir mais desconforto e cansaço nas pernas e pés, por causa do agravamento das varizes. Neste caso, a escolha do calçado pode fazer toda a diferença, principalmente para quem passa muito tempo na mesma posição ou durante horas no trabalho.

De acordo com médico da Família e Comunidade, Cássio Ribeiro dos Santos, os calçados de salto alto e as sandálias rasteiras, popularmente conhecidas como rasteirinhas, não são indicadas. “O calçado de salto alto contribui para a extensão muscular da panturrilha. As pernas esticadas comprimem os vasos, diminuindo o retorno venoso”, explica.

As rasteirinhas também prejudicam a circulação. O médico explica que o calçado rasteiro faz o efeito contrário, porque flexiona e contrai a musculatura. Neste caso, Santos orienta que o mais indicado é usar calçados de salto médio, que variam de quatro a seis centímetros.

No verão, é comum que as pessoas sintam a sensação de cansaço e desconforto nas pernas. Para evitar os sintomas, o médico indica que sejam adotadas práticas mais saudáveis, como exercícios físicos e massagens (nos pés em direção à cabeça), e que as pessoas evitem a permanência em ambientes mais quentes e optem por lugares mais arejados. “Quanto à exposição solar, não há nenhuma contraindicação. Se a pessoa já tem problemas de circulação, é preciso ter mais cautela, principalmente quanto aos banhos de sol”, orienta.

Outros fatores

Fatores genéticos, problemas de circulação em decorrência do sedentarismo, tabagismo e, em casos mais específicos, doenças hematológicas, podem ser causadores de varizes. Por isso, as varizes também podem se manifestar em jovens (a partir dos 20 anos), com histórico familiar da doença.

De acordo com Santos, cada caso deve ser avaliado em específico, preferencialmente por um cirurgião vascular, especialista na área. Entre os tratamentos mais comuns estão o uso de medicações para ativar a circulação, o uso de meia elástica (quando há um grau mais avançado de trombose venosa) e uso de diuréticos (em pessoas com insuficiência cardíaca). “É importante que as pessoas consultem um médico, para saber se é necessário utilizar alguma medicação”, afirma.

Santos afirma que as mulheres são mais suscetíveis às varizes, mas que os homens também podem desenvolver a doença. “Como as mulheres são mais preocupadas com a questão estética, é comum que elas tomem as providências logo no início dos sintomas. Já os homens, geralmente, procuram o médico quando a situação está mais avançada”, observa.

Dicas para evitar o cansaço nas pernas

  • Intervalos no trabalho de duas a três horas

  • Massagens na região da panturrilha

  • Alongamentos

  • Pausas breves de 10 minutos para movimentar as pernas (sentar ou levantar)

  • Colocar as pernas para cima por cerca de 15 minutos (o retorno venoso e a gravidade podem auxiliar a circulação)

LEIA MAIS:

Aromaterapia: uma terapia natural que contribui para o equilíbrio e bem-estar