Capa da edição de abril da revista Vogue, Selena Gomez realizou um ensaio fotográfico e, também, concedeu uma entrevista, na qual revelou, pela primeira vez, detalhes sobre seu tempo afastado dos holofotes em que permaneceu no centro de reabilitação emocional. 

A cantora, que sofre de lúpus e se afastou dos palcos no final de 2016 para cuidar da sua saúde, surpreendeu a todos quando anunciou que ficaria afastada das redes sociais, dos holofotes e da fama por algum tempo, pois estava sofrendo com ataques de pânico, ansiedade e depressão. Após isso, Selena manteve-se longe da internet e de premiações, e passou a frequentar um centro de reabilitação emocional, onde permaneceu por cerca de três meses. 

Foto: Divulgação / Tudo & Todasgfhfgfg
Selena Gomez em ensaio para a Vogue

Na entrevista à Vogue, a cantora revelou: 

“Você não tem ideia do quão incrível eu me senti apenas por estar ao lado de seis garotas, pessoas reais, que não estavam nem aí para quem eu era, que lutavam pelas suas vidas. Foi uma das coisas mais difíceis que já fiz, mas foi a melhor coisa que já fiz. A Dialectical Behavior Therapy mudou a minha vida. Desejo que mais pessoas falem sobre terapia. Nós, garotas, somos ensinadas a sermos resilientes demais, a sermos fortes e sexy e legais. Nós também precisamos nos permitir sentir que estamos desmoronando.”

 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasSelena Gomez em ensaio para a Vogue
Selena Gomez em ensaio para a Vogue

>> O que é Dialectical Behavior Therapy (DBT)?

A Dialectical Behavior Therapy (ou, em português, Terapia Comportamental Dialética) é um tipo de terapia que baseia-se na Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) e que foi adaptada para atender às necessidades particulares das pessoas que experimentam emoções muito intensamente.

é uma terapia que ajuda as pessoas que sofrem de transtornos de humor, que querem e precisam mudar alguns de seus comportamentos, como vício em drogas e tendência ao suicídio, por exemplo. 

>> Como funciona?

Essa abordagem trabalha para ajudar as pessoas a controlarem suas funções emocionais e cognitivas, ensinando-as sobre os gatilhos que levam a estados reativos e ajudando-as a avaliarem quais habilidades podem auxiliá-las no combate a situações, pensamentos, sentimentos e comportamentos auto-destrutivos.

A DBT pressupõe que as pessoas estão fazendo o seu melhor, mas que não possuem as habilidades necessárias para terem sucesso no processo de cura e/ou que são influenciadas, positiva e negativamente, em sua capacidade de melhorar adequadamente e por conta própria.

>> Em quais situações a DBT é indicada?

Essa terapia é aplicada, principalmente, para tratar problemas associados ao transtorno de personalidade, como:

– Ações auto-destrutivas- Tentativas de suicídio- Uso de álcool ou drogas para controlar as emoções- Problemas alimentares- Relações instáveis

>> Leia também: 

Conheça Lúpus, a doença que afastou Selena Gomez dos palcos