Tipos de quadros para cada ambiente

Os quadros estão voltando a ser percebidos cada vez mais nos ambientes. Com intuito de ajudar na escolha da peça certa para cada cômodo da residência, o Tudo&Todas conversou com as arquitetas Gabriela Konrath e Ana Maria Klafke.

A tendência para 2018, segundo as profissionais, são os quadros com estilo escandinavo com figuras geométricas, imagens de vegetação, preto e branco, frases e palavras. De acordo com as profissionais, os quadros podem integrar uma composição de cores. “A tendência para a próxima estação são cores alegres de tonalidades médias, assim como o azul bick, o verde oliva e o clássico rosa chá”, explicam. Mesmo que seja possível o mix de cores, a indicação é avaliar o local onde essas peças serão colocadas e evitar que ocorra a poluição do ambiente. “A opção mais assertiva é combiná-los dentro da mesma paleta de tons”.

Foto: Denis Paul / DivulgaçãoDormitório de solteiro, mostra casa dos vales, arquiteta Gabriela Konrath
Dormitório de solteiro, mostra casa dos vales, arquiteta Gabriela Konrath
Foto: Reprodução / Tudo&TodasAs figuras geométricas estão em evidência nesse tipo de decoração
As figuras geométricas estão em evidência nesse tipo de decoração

Como usar quadros sem poluir ambientesGabriela e Ana explicam que para criar um arranjo de quadros sem poluir o ambiente é preciso ter cuidado para não carregar todas as paredes com as peças, “para que o ambiente tenha leveza e conforto visual”, afirmam. Além disso, as figuras e imagens devem estar relacionadas com a decoração para criar uma sintonia.

Grandes ou pequenos?A tendência na decoração, segundo Gabriela e Ana Maria, é de quadros grandes, “mas é preciso ter cuidado na sua colocação, que deve ser isolada e proporcional ao tamanho da parede”, diz. Para fazer um mix de quadros, o ideal é mesclar tamanhos pequenos e médios.

As imagensAs imagens de cada quadro devem estar de acordo, como explicam as profissionais, com o estilo e a proposta do ambiente. “A tendência são quadros com estilo escandinavo, com figuras geométricas, imagens de vegetação, preto e branco, e frases e palavras”, afirmam.

Como os quadros estão sendo usados?Gabriela e Ana Maria – Quadros nas paredes sempre ganham mais destaque, mas para isso deve-se avaliar o tamanho e a disposição dos mesmos. Os quadros apoiados sobre móveis ou prateleiras também são uma boa opção, e compõem a decoração de forma descontraída.

Porta-retratosAlgumas pessoas gostam de manter alguns registros fotográficos expostos, de acordo com as arquitetas, poucos porta-retratos podem ajudar na decoração de salas e quartos, mas para expor uma maior quantidade de fotos pessoais, o ideal é uma composição de quadros, “mesclando fotos com quadros diversos, os quais devem ser avaliados como um todo”.