
Quem gosta de viajar sabe bem como é, mal terminamos um passeio e já estamos planejando outro. Quando se está em Portugal, além da facilidade de visitar outros países, existe a possibilidade de conhecer as diferentes cidades portuguesas, ricas em histórias e cultura. Um exemplo para isso são as cidades de Fátima, Óbidos, Aveiro, Cascais e Sintra. Os roteiros por essas cidades podem ser feitos de ônibus ou de carro. Leiria, a cidade que me acolheu no país português, estava ‘próxima’ de todas, mas optamos por alugar um carro para visitar Óbidos, Cascais e Sintra, as demais fomos de ônibus.
Óbidos
Eita, cidade de encantos! É sensacional a sensação de visitar Óbidos, quem passa pela rodovia vindo de Lisboa, costuma deixar-se chamar atenção pela cidade cercada pelas muralhas. Quando visitamos, em março, estava acontecendo o Festival Internacional de Chocolate e o local estava cheio de visitantes, ou seja, o fluxo por cima do muro (sim, é possível caminhar por cima do muro) estava mais intenso. Ah, se for a Óbidos também não deixe de provar a ginja, é uma bebida tradicional da cidade. O castelo da cidade foi declarado, em 2007, pelo concurso um das Sete Maravilhas de Portugal e o segundo dos sete monumentos mais relevantes do patrimônio arquitetônico português.

Fátima
Impossível ir a Portugal e não conhecer Fátima, principalmente, se você quiser incluir pontos turísticos religiosos no seu roteiro. Quem vai ao local é contagiado por uma paz inexplicável, visitei Fátima no dia de Corpus Christi e as cerimônias religiosas são ainda mais intensas nessas datas. Então, tivemos a oportunidade de presenciar uma missa na parte interna e externa do pátio do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, local mais famoso e procurado pelos turistas. Ah, se for à cidade não deixe de comprar os rosários, além de serem boas lembranças, existem vários modelos e também o tradicional que é feito com madeira de rosa.

Aveiro
É impossível não se encantar quando vai a Aveiro, conhecida por ser a Veneza portuguesa. Quando se chega a cidade é impossível não deixar a felicidade tomar conta porque as gôndolas passeiam no único canal da cidade com músicos e a contação da história de Aveiro. A cidade também é famosa pela praia Costa Nova do Prado, local onde estão localizados os ex-libris, conhecidos por serem os ‘palheiros’ – casas com listas verticais ou horizontais intercaladas, que antes eram armazéns de materiais de pesca, ou armazéns de salga da sardinha, e agora são casas de veraneio. Por lá também existe o Mosteiro de Jesus, a Praia da Barra, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, o Farol de Aveiro e a Sé da cidade. Se Aveiro estiver no seu roteiro, não deixe de provar os ovos moles e a tripa recheada, itens que fazem parte da gastronomia da cidade.


Cascais
Mesmo sendo uma Vila de Lisboa, Cascais é um local rico em belezas naturais. Estive no local no verão e as praias por lá são bem movimentadas com turistas de todos os locais do mundo. A Boca do Inferno, um penhasco cênico em frente ao mar tem um arco natural e uma gruta aberta criada pela força das ondas, é um dos pontos visitados na Vila. Existe também (mas não visitei) o Parque Natural Sintra-Cascais, espaço que abriga muitas espécies de flores raras e animais entre os dois vilarejos.

Sintra
Tire tempo para ir a Sintra, esse local mesmo que pareça não ter muitos pontos turísticos, têm como atração o Palácio Nacional da Pena, construído no século XIX em estilo romântico com parques, localizado no topo de uma colina onde havia um monastério. Está localizada no vilarejo, a Quinta da Regaleira, um parque que dispõe de um palácio com traços do arquiteto Luigi Manini, tem como o local mais famoso do parque o Poço Iniciático. Além disso, também fazem parte do roteiro em Sintra, o Cabo da Roca, o Castelo dos Mouros, o Palácio de Monserrate, o Palácio Nacional de Queluz e outros pontos.
