O ano está chegando ao fim, e com ele, ficam as lembranças dos acontecimentos que marcaram os últimos 12 meses. Na patinação, este foi um ano muito significativo, já que o Brasil sediou eventos importantes, e muitos atletas realizaram significativos feitos nas competições em que participaram.
Além de torneios e campeonatos em nível estadual, o calendário do esporte contemplou também o Campeonato Brasileiro, realizado em Venâncio Aires (RS) em abril; o Campeonato Pan-americano, realizado em São Leopoldo (RS) em junho; e também o Mundial, sediado em Novara, na Itália.
Abaixo, relembre alguns acontecimentos que ganharam destaque no Tudo & Todas, e aproveite para ler novamente os posts publicados ao longo do ano:
> Campeonato Brasileiro
Realizado pela primeira vez em Venâncio Aires, reuniu atletas de diversos estados do país para a competição principal, e também para o Torneio Nacional. Foram cerca de dez dias de competição, com muitas medalhas distribuídas.
Leia: Flávio Moreira avalia o Campeonato Brasileiro e fala sobre preparativos para o Panamericano
Leia: Salto: o elemento de maior dificuldade na patinação
Leia: Brasileiro de Patinação 2016 traz a superação da categoria especial
Leia: Figurinos da patinação: show de cor e brilho no Campeonato Brasileiro
> Campeonato Pan-americano
Sediado na cidade gaúcha de São Leopoldo, a competição reuniu atletas de diferentes países. Na ocasião, a delegação brasileira comemorou a conquista de medalhas em diversas categorias e modalidades.
Leia: Conheça os atletas da Seleção Brasileira medalhistas no Panamericano de Patinação 2016
Leia: Quartetos e mini-grupos brasileiros conquistam medalhas no Panamericano 2016
Leia: De Nova York para as quadras, um quarteto campeão panamericano
Leia: Patinação: freirinhas que valem ouro sobre rodas
Leia: Arthur Alcorte é campeão panamericano de patinação na modalidade Livre infantil
Leia: Tri-campeã brasileira, Isabella Stringelli comemora o título no Panamericano de Patinação
Leia: As Rockettes trazem a graça e o sincronismo das bailarinas do musical Christmas Spectacular
> Perda
Apesar dos feitos em quadra, o ano de 2016 foi triste para o Grupo Rodas de Ouro e para a patinação brasileira. Em maio, a atleta e coreógrafa Michele Bezerra perdeu a vida, junto com seu namorado, em um acidente de trânsito. O fato foi lembrado em uma emocionante homenagem durante a apresentação do grupo no Campeonato Pan-americano.
Leia: No Panamericano, Grupo Rodas de Ouro presta tributo à patinadora Michele Bezerra
> Atletas nas Olimpíadas
Muitos patinadores foram convidados, em suas cidades, para conduzir a Tocha Olímpica. Mesmo que a patinação sobre rodas não seja considerado um esporte olímpico, esse foi um momento de orgulho e reconhecimento para os atletas.
Leia: Patinadores falam sobre a emoção de conduzir a Tocha Olímpica
Leia: Entenda porque a patinação sobre rodas não é um esporte olímpico
> Mundial de Novara
Considerada a competição mais importante do esporte, o Mundial contou com a participação de uma grande delegação brasileira. Os atletas, muitos estreantes, apresentaram o resultado de seus treinamentos durante o ano, e conquistaram importantes colocações. Uma das mais significativas, foi a conquista da medalha de bronze, com a coreografia Topsy Turvy, pelo mini-grupo Saldanha da Gama.
Outro fato que marcou a competição foi a participação da patinadora Ana Beatriz Toledo. Após uma apresentação impecável, a atleta carioca ficou mais um ano de fora do pódio da competição, uma situação considerada injusta pela equipe técnica e fãs da atleta, e que gerou muita repercussão.
Leia: Mini-grupo de show comemora a conquista da medalha de bronze no Mundial de Patinação
Leia: Em seu primeiro Mundial, patinadora Bruna Wurts conquista um lugar no top 5 de sua categoria
***
Após essa retrospectiva, fica o desejo por um 2017 repleto de conquistas para a patinação brasileira!
>> Para ver todos os posts sobre patinação, clique aqui.




