Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasQue tal uma viagem que mistura cultura e diversão em terras Uruguaias?
Que tal uma viagem que mistura cultura e diversão em terras Uruguaias?

Para quem vive no Rio Grande do Sul, o Uruguai é um destino fácil de acessar, especialmente o litoral, banhado por belas águas do Oceano Atlântico e pelo Rio da Prata. De Porto Alegre a Punta del Este, por exemplo, são cerca de 730 quilômetros, os quais podem ser feitos em cerca de 9h de viagem de carro.

Destino perfeito para um feriado prolongado, ou mesmo para parte das férias, esse também é um roteiro recomendado para famílias com crianças, já que os pequenos vão aprovar as muitas brincadeiras na praia, e também conhecer uma cultura e um idioma diferente. 

Foi essa a ideia do casal Victor e Vanessa Franco, que no início deste ano estiveram com os filhos Murilo, 9 anos, e Alice, 7, em destinos famosos como Puntal del Este, Punta Ballena e Montevideu. Eles saíram de Venâncio Aires, no centro do estado, e curtiram cerca de cinco dias em terras uruguaias.

Confira o relato:

“Escolhemos este destino pelo fato de ser um trajeto possível de ser feito de carro, aliado a belas paisagens ao longo do percurso e a ideia de propor às crianças o contato com cultura e língua diferentes.

Nosso plano era fazer a viagem no Carnaval, mas um compromisso fez com que nos antecipássemos. Sem pensar muito, arrumamos as malas e saímos ainda de madrugada. As principais providências foram informação sobre documentação necessária – passaporte ou identidade atualizada; e equipamento – triângulo extra para o carro.

é uma viagem tranquila, estradas pouco movimentadas e paisagens lindas. Saímos às 4 da manhã e chegamos à fronteira às 11 da manhã. Adquirimos a carta verde, que permite circular com o veículo em território uruguaio e trocamos nosso real por pesos antes de cruzarmos a fronteira. Fomos então, em direção à Punta del Este. Seguimos pela Rota 9, que chamou nossa atenção pelas perfeitas condições da rodovia, pela ausência de postos de combustível e pela estética curiosa dos postos policiais.

Chegamos em Punta del Este às 14 horas, e ficamos horas passeando sem destino, maravilhados com a beleza e organização da cidade. Estranhamos a falta de policiamento, o que descobrimos mais tarde, não ser necessário, já que é um local sem violência apesar do grande número de pessoas que circulam.

Quando o cansaço começou a pesar iniciamos a busca por um hotel. Os centrais estavam lotados e tivemos a sorte de encontrar um hotel bacana em Punta Ballena, Maldonado, rodeado por árvores e muito verde, próximo à restaurantes rústicos lindíssimos, iluminados à luz de vela e tochas, bem próximo ao mar. O hotel era cheio de plátanos e heras, lugar perfeito para relaxar após horas de viagem.

Mas a hora de descansar estava longe porque as crianças estavam loucas para brincar na praia. Nos deparamos, então, com o pôr do sol mais lindo que já vimos, combinado com águas limpas, calmas e muito geladas.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasAlice na Praia Brava, em Punta del Este
Alice na Praia Brava, em Punta del Este
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasVanessa e o filho Murilo na Praia dos Ingleses, em Punta del Este
Vanessa e o filho Murilo na Praia dos Ingleses, em Punta del Este

A intenção era ficarmos em cidades diferentes a cada noite, no entanto a beleza do lugar fez com que ficássemos por lá três dias. Dos pontos turísticos destacamos Los Dedos, o Porto, toda a estrada à beira mar – que nos permite vislumbrar imagens de tirar o fôlego, cuja beleza, com certeza, não cabe em fotos – e Casapueblo, parada obrigatória.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasVanessa e Murilo em Los Dedos
Vanessa e Murilo em Los Dedos
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasAlice e Murilo admirando a vista da Casapueblo
Alice e Murilo admirando a vista da Casapueblo

Porém não vá com sede, uma garrafinha de água não sai por menos de 17 reais.

Também nos deparamos com a Trump Tower em construção, um empreendimento milionário, na Praia Brava. Quem localizou a torre foi o Murilo, e como o cara anda em alta na mídia, achamos que era brincadeira de criança, mas ela realmente faz parte do conjunto de torres de propriedade de Donald Trump. Já a Alice achou as avenidas semelhantes às de Malibu, que aparecem nos filmes da Barbie.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasVictor em Montevidéu
Victor em Montevidéu

Seguimos para Montevidéu. Cidade enorme e vazia. Constatamos que não havia o mesmo glamour de Punta del Este, mas é uma cidade em que se respira história, sua arquitetura impressiona. Visitamos o Mausoléu do General Artigas, junto à Praça da Independência, considerado o principal responsável pela independência do país, onde foi literalmente possível ‘ouvir o silêncio’.

Visitamos também o porto, o Rio da Prata, o Teatro Solis e o Obelisco. No sábado à tarde, a maioria do comércio não abre e as ruas estavam desertas, possiblitando um passeio muito agradável.

No caminho de volta tínhamos planejado jantar e passar a noite em Punta Del Diablo, no entanto o lugar pareceu um pouco sinistro para quem viaja acompanhado de crianças, e decidimos não explorar o local. Iniciamos a volta para casa.

Da viagem ficam lindas recordações, muita história, e a naturalidade que as crianças expressaram ao tentar se comunicar com os amiguinhos que fizeram, em espanhol.”

>> Dicas de viagem: Prefira paella à pizza, uma média sai por uns 90 reais. Alguns estabelecimentos só aceitam cartão durante a madrugada, pagamento só em cash. Não seja exigente quanto ao café da manhã: sem frutas e frios. Use calculadora, pois para os vendedores não é fácil lidar com quatro moedas diferentes – peso uruguaio, argentino, dólar e real – você pode sair no prejuízo.