Olá meninas!
Como colunista oficial de empreendedorismo feminino aqui no T&T, utilizo esse espaço para contar para vocês sobre um evento incrível que vai ocorrer entre os dias 25 e 27 de setembro, no campus local da Unisc: o #SWVenancioAires.
Ok, eu sou super suspeita em falar, porque integro o time de organizadores. Mas a verdade, é que apenas estamos trazendo o SW para cá, porque participamos da edição que ocorreu em Santa Cruz do Sul, em maio deste ano, e a experiência foi simplesmente incrível!

Além de mim, a Andréia Pinheiro e o Fernando Uhlmann, ambos do T&T e da Folha do Mate, também participaram. Como muita gente tem me perguntado como funciona o Startup Weekend, vou explicar a partir do nosso próprio exemplo, ok?
Nos inscrevemos porque havíamos gostado da proposta do evento, que prometia muito empreendedorismo e inovação. Inclusive, foi a Folha do Mate que viabilizou nossa participação, enxergando a oportunidade como um momento de treinamento e qualificação (fica a dica, hein, gestores?)
Mas a verdade, é que apesar da boa vontade em participar, não sabíamos muito bem como funcionava toda a função, e confesso que cheguei a pensar ‘afff… vou perder todo o fim de semana nisso’ em um momento de cansaço pós trabalho e aula na sexta-feira.
E gente, acredite, foi o melhor ‘fim de semana perdido da vida’!!!
Já no início do evento, todo o cansaço deu lugar à empolgação. As dinâmicas de quebra-gelo, divertidíssimas, servem bem ao propósito: tiram a tensão típica inicial, e dão um clima de unidade para os participantes. Além disso, já preparam para o primeiro desafio, que é apresentar um problema ou ideia de negócio em um tempo máximo de um minuto.
Isso é chamado de pitch, termo usado para denominar uma apresentação rápida e concisa de um empreendedor a um investidor.
Depois, todos os participantes podem votar em até três ideias. As mais votadas, então, passam a ser trabalhadas por grupos que se formam naquele momento, reunindo participantes de diferentes áreas de atuação (negócios, designers ou desenvolvedores).
O trabalho começa a ficar hard no sábado, que é quando tudo acontece. é preciso validar o problema, ou seja, ver se ele também é um problema para outras pessoas, e começar a trabalhar em um modelo de negócios e um produto mínimo viável.
Se você não entendeu nada ou muito pouco do que eu citei ali em cima, bem-vinda ao clube! Nós também tínhamos apenas uma vaga ideia de como fazer tudo isso acontecer, e levamos uma eternidade para entender que tudo o que estávamos fazendo não tinha consistência para ser apresentado no dia seguinte.
O resultado? Na noite de sábado, descartamos tudo o que havíamos elaborado até então (que no jargão chama-se ‘pivotar’) e recomeçamos quase que do zero. Nem preciso dizer que foi preciso praticamente virar a noite para conseguir dar conta do trabalho, não é?

E foi justamente isso que fez a experiência ser tão rica. A metodologia do Startup Weekend, que te desafia, te questiona, e te cobra resultados a todo o momento, realmente consegue nos tirar da zona de conforto, e faz ver que, embora sejamos profissionais capacitados em nossas áreas, há um mundo muito desafiador e instigante a ser experimentado.
E tudo isso que eu narrei, foi ‘apenas’ para criar a ideia de startup. Ainda era preciso apresentá-la! Fiquei responsável por fazer o pitch final no domingo à tardinha, apresentando tudo o que havíamos feito para três jurados.
Mas acredite, não basta apenas chegar lá e falar durante quatro minutos (o tempo máximo). A metodologia do evento te incentiva a aperfeiçoar a apresentação quase que exaustivamente, e além de um pré-pitch oficial no fim da manhã, no qual somos avaliados e recebemos sugestões, mentores pediam para ouvir a apresentação a cada visita na nossa sala de trabalho.

Aliás, atenção para esse aspecto: o contato com mentores, jurados e facilitador é um dos grandes ganhos em participar do SW. Esse time é formado apenas por profissionais super capacitados e experientes, os quais passam um fim de semana inteiro à sua disposição, com o único objetivo de te ajudar a evoluir como empreendedor e como pessoa.
***
Bem, ainda preciso contar a vocês que nossa equipe, embora não tenha conquistado um dos três primeiros lugares da competição, foi reconhecida com uma menção de honra ao mérito.
Aliás, nunca antes na história desse país (hehe) um SW viu uma equipe tão contente com uma honra ao mérito! Contamos para todo mundo (e ainda continuamos contando sempre que temos oportunidade), afinal, nós sabemos o quão engrandecedora foi essa intensa experiência.
***
E aí? Depois de saber um pouco mais sobre como funciona o Startup Weekend, é claro que você vai participar também, não é?
Aproveite que estamos no primeiro lote, com preço promocional de R$ 80 (incluindo as refeições do fim de semana), e faça a sua inscrição clicando aqui. Também visite a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.
Encontro vocês lá!