O chá verde, bebida milenar proveniente da planta Camellia sinensis, é muito consumido no mundo todo. Atribui-se a ele uma série de efeitos benéficos para a saúde, em função da presença de componentes ativos que podem atuar na prevenção de doenças.

Estudos mostram que o chá verde é antidiarreico, anti-inflamatório, protetor do sistema cardiovascular, antioxidante e acelerador do metabolismo, podendo atuar no emagrecimento. Também há evidências mostrando o efeito do chá verde na prevenção de câncer. No entanto, ainda faltam estudos clínicos realmente grandes, que possam comprovar todos estes benefícios na população.

 

***

Mas produto que é natural não faz mal, certo? Errado. Essa ideia muito difundida na sociedade precisa ser desmitificada. Os chás, se utilizados de maneira indiscriminada e não controlada, podem trazer danos à saúde também. O chá verde, quando consumido em grande volume e por longo tempo, pode provocar problemas no fígado, por exemplo.

Outro aspecto interessante do chá verde é a presença de compostos que afetam a absorção de vitaminas e minerais da alimentação. Os taninos, que são responsáveis por alguns dos efeitos terapêuticos, são também considerados nutricionalmente indesejáveis, já que inibem enzimas digestivas, dificultam a digestão das proteínas, e podem reduzir a absorção de ferro e outros minerais. A quantidade de tanino no chá verde é alta – 10 a 24%. Os taninos também estão presentes em ampla variedade de vegetais. O chá preto, e as infusões feitas a partir de boldo, erva-cidreira e camomila, por exemplo, também possuem taninos em sua composição.

Portanto, o consumo de chá verde próximo às grandes refeições deve ser evitado, apesar de não sabermos até que ponto isto é significativo em pessoas que têm uma alimentação equilibrada. Recomenda-se que o chá verde seja bebido 30 minutos antes da refeição, ou então se deve aguardar mais de 2 horas após comer.

O chá verde tem cafeína na sua composição, então, seu consumo deve ser evitado à noite, pois pode atrapalhar o sono. Este chá também é contraindicado às gestantes. Que é uma bebida saudável, ninguém duvida. Então, é só seguir as dicas deste post, e consumir o seu chá verde aproveitando todos os seus benefícios.