Um período de férias e um agendamento no consulado americano para obter um visto para aquele país, foram os pretextos ideais para Letícia Eduarda Wacholz, acompanhada do namorado Lauro Uhry Neto e dos amigos Andressa e Anderson Malmann, realizar uma visita de quatro dias ao Rio de Janeiro. “Tínhamos a possibilidade de ter ido para outras capitais brasileiras – na época o processo de visto não estava disponível em Porto Alegre – mas optamos em ir para o Rio e aproveitar as belezas da Cidade Maravilhosa”, comenta.
Como ambos os casais já conheciam os pontos turísticos mais famosos do destino, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, decidiram visitar locais diferentes, mas igualmente charmosos da capital carioca. “Um exemplo de passeio que poderia ser facilmente conciliado com um feriadão e que, com uma promoção de passagens, pode sair muito em conta”, reforça Letícia.
Entre os passeios, o grupo de amigos visitou os arcos da Lapa e a escadaria Selerón, um monumento feito com azulejos, localizado no mesmo bairro. Já o Museu do Amanhã, com sua imponente e futurística edificação, foi um contraste para a Biblioteca Nacional, que segundo Letícia, encanta em cada detalhe, tanto pelo valor histórico, como pela preservação do prédio.
As belezas naturais da capital carioca puderam ser prestigiadas por meio de um passeio por Copacabana, e também pela lagoa Rodrigo de Freitas. “Outro maravilhoso passeio foi feito de bike, quando passamos por vários pontos na beira da praia. Alugamos bicicletas e fizemos todo o trajeto da ciclovia, passando pelas praias mais famosas do Rio”, contam os amigos. Na volta do passeio, ainda tiveram a chance de acompanhar gravações da supersérie ‘Os Dias Eram Assim’, e inclusive, tirar fotos com a atriz global Sophie Charlotte.
Na parte gastronômica, aproveitaram a estadia para jantar no restaurante Paris 6, um lugar frequentando por muitos famosos globais, e que traz no menu pratos sofisticados e muito saborosos. Também, experimentaram as delícias da tradicional Confeitaria Colombo, um café francês histórico que remete ao século passado, com destaque arquitetônico para vitrais e espelhos.
O fechamento para os dias em solo carioca foi o passeio até a cidade de Arraial do Cabo, localizada a mais de 200 quilômetros da capital carioca. “Um lugar paradisíaco e que poderia, tranquilamente, contemplar mais dias de viagem”, destaca Letícia. Realizado no único dia livre da agenda do grupo, incluiu um passeio de barco por ilhas, além de duas paradas por praias. Entre elas, a Ilha do Farol, administrada pela Marinha, e que limita em 250 o número de visitantes por vez. “O local reserva muitas belezas e cada passeio de barco contempla destinos diferentes, por isso, é importante ver o que o turista mais curte e espera. Neste local quero voltar, para conhecer com mais calma e desfrutar cada prainha”, completa Letícia.
> DICAS DE VIAGEM by Letícia Wacholz
Hotel: Atlântico Business – Optamos por este pelo custo-benefício. Queríamos um lugar no centro, com uma estadia mais em conta e ao mesmo tempo, confortável e bem avaliado,
Transfer: Baixe o aplicativo e utilize o Uber. É muito mais barato, seguro, prático. Quando saímos do aeroporto usamos táxi e o custo foi dobrado.
Restaurante: Paris 6
Comida de rua: Quiosques à beira-mar oferecem muitas opções de petiscos.
Passeio: Alugue bikes e desfrute o Rio.
Ponto turístico: Arraial do Cabo
Número de dias ideais para a estadia: Para fazer tudo com calma, uma semana seria o ideal para quem nunca foi e quer incluir os passeios clássicos.
Dica de compras: Não tiramos tempo para compras, mas visitamos, rapidamente, o famoso Saara no centro do Rio, que é conhecido como shopping a céu aberto, mas na verdade são os camelôs, um comércio público bem disputado e tumultuado.
Dica de segurança: Cuide para não andar com joias, relógios, celulares na mão, bolsas soltas. O Rio enfrenta uma grave crise na segurança e isso foi alertado por moradores e taxistas muitas vezes. Dependendo do horário e do local, andar a pé pelo Rio não é seguro.