Chegamos na Suíça no mês de maio de 2017, primavera. Temperaturas amenas, paisagens verdes e com muitas flores. Tudo perfeito. Não demorou muito e chegou o verão, com seu calor suportável, muitos piqueniques na beira do lago. Lá por outubro, em meio ao outono alaranjado, começou a esfriar. Os dias foram ficando mais curtos e cinzas e em novembro, antes mesmo de começar oficialmente o inverno, vimos cair a primeira neve! Foram dias mágicos, ninguém se importando com o frio.
***
Mas os dias foram passando e o inverno pareceu não ter fim. Achávamos que em fevereiro o tempo começaria a melhorar e o sol voltaria a aparecer. Ledo engano. A sensação que tínhamos era de que o inverno nunca teria fim.
No Rio Grande do Sul estamos acostumados a invernos rigorosos, mas por lá o sol costuma aparecer com mais frequência, o que torna esse período até agradável. Aqui temos a sensação que o sol migrou para os países tropicais e nunca mais irá voltar, pois passamos semanas e semanas sem vê-lo.
Mas nem por isso os suíços esperam o tempo melhorar para aproveitar a vida e estar ao ar livre. Como eles mesmo dizem, se esperarem por um dia bonito de sol para sair, passam quase seis meses dentro de casa. Então,” bora” levar as crianças para brincar na neve e passear pelas lindas paisagens branquinhas.
***
Felizmente, a duas semanas o sol resolveu aparecer e as temperaturas subiram e estão na casa dos dois dígitos positivos (pode parecer estranho, mais isso é muito festejado para quem enfrenta durante o inverno temperaturas de até dois dígitos negativos), as árvores começaram a ficar verdes novamente e lá estava ela, a primavera, nos sorrindo com todos os seus encantos!!! Somos até capazes de esquecer daquele longo inverno, mas da neve, ah, dessa sentiremos saudades!!!