O sonho de morar na Suíça iniciou há 12 anos, quando o Cássio, meu marido, começou a trabalhar na Phillip Morris, em Santa Cruz do Sul. De tempos em tempos, um colaborador é enviado ao país para participar de um Short Term Assignment (STA). No final de fevereiro, após muito trabalho e dedicação, o Cássio foi selecionado!

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasPasseio em família
Passeio em família

Soubemos que embarcaríamos em maio para ficarmos aqui por 18 meses. Então começou a correria. Tínhamos três meses para organizar toda a papelada, passaportes, vistos (tivemos que ir até São Paulo, no Consulado da Suíça), transferência de colégio dos nossos filhos – Júlia, 10 anos, e Henrique, 4 anos – e organizar minha vida profissional. Pedi demissão da Apae, onde fui fisioterapeuta por 14 anos, e de onde tenho muitas saudades, e deixei a Clínica de Fisioterapia EspaçoFisio aos cuidados da minha sócia Alessandra Schmidt, com a promessa de estar de volta daqui a 18 meses.

Então, no dia 16 de maio de 2017, após 25 horas de viagem (contando desde a nossa saída de Venâncio, espera de cinco horas no aeroporto de Lisboa, em Portugal, e translado de Genebra até Neuchâtel, nossa cidade), chegamos ao hotel, cansados, mas muito felizes! Permanecemos no hotel por 20 dias, até irmos para o nosso endereço definitivo, um apartamento que foi providenciado pela Phillip Morris.

O próximo passo foi nos registrarmos na Comuna de Neuchâtel e fazer o nosso Permi (cartão eletrônico com nossa identificação e permissão para morar aqui), abrir uma conta no banco, e fazer a matrícula escolar das crianças. Para tudo isso, tivemos uma pessoa designada pela empresa que nos acompanhou e orientou em todo o processo.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasNeuchâtel conta com várias igrejas entre os pontos turísticos
Entrada do Centro Histórico de Murten, cidade próxima a Neuchâtel

Para conhecer um pouco mais sobre o país e a cidade onde iríamos morar, fiz várias pesquisas na internet. A Suíça é um país muito pequeno, se comparado ao Brasil, mas extremamente organizado e seguro. Tem 8.287 milhões de habitantes, em uma extensão de 41.285 km², ou seja, menor que o Rio Grande do Sul, que tem 11.200 milhões de habitantes e uma extensão de 281.748 km².

Aqui na Suíça são falados três idiomas, conforme a região: francês, alemão e italiano. Em Neuchâtel (cuja tradução é Novo Castelo) o idioma é francês, e estamos localizados há apenas 20km da França. É uma pequena cidade, com 32.819 habitantes (Venâncio tem 70.179 habitantes) em uma extensão de 18,05 km² (Venâncio tem 773 km²). É muito antiga, existindo desde 1.011, porém, só juntou-se a confederação da Suíça e obteve sua independência em 1848. Está localizada na parte francesa e pertence ao Cantão de Neuchâtel – a Suiça é formada por 26 ‘cantões’, o que equivaleria a estados no Brasil.

Apesar de pequena, é muito charmosa, com seus pontos turísticos como o Château de Neuchâtel (castelo), igrejas, o Centro Histórico com seus cafés e bistrôs, vários museus, parques, florestas com trilhas esplêndidas e o Lac de Neuchâtel, o maior lago totalmente Suíço, que faz margem a toda a cidade, com suas águas cristalinas em várias nuances de azul e verde, e por onde é possível fazer passeios a pé ou de bicicleta por toda a sua orla.

Quando estávamos no hotel, tínhamos bicicletas à disposição (as nossas ainda não haviam chegado com a mudança) e fazíamos passeios todas as tardinhas, quando o Cássio retornava do trabalho, pois aqui no verão escurece em torno de 21h30min.

Como chegamos na metade de maio e o ano letivo já estava terminando, a Júlia e o Henrique não foram para a escola. As aulas iniciarão no dia 14 de agosto e as crianças já estão recebendo aulas de francês desde que chegamos, de uma professora que vem na nossa casa. Eu recebo aulas online. Então, como estamos de ‘férias’, podemos aproveitar esse tempo para nos adaptarmos e conhecermos melhor a cidade, e assim nos sentirmos mais ‘em casa’.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasPiquenique em família junto ao lago
Piquenique em família junto ao lago
Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasUm dos cenários de Neuchâtel
Um dos cenários de Neuchâtel

Já recebemos a visita do meu irmão e sua família, que residem no Canadá há 12 anos, e de meus pais. Deu uma folguinha na saudade, mas parece que ela só aumentou depois que foram embora.

Então, escrevi este post contando para vocês porque viemos morar na Suíça e para falar um pouco da nossa cidade. A partir de agora, estarei aqui todos os meses para contar como estará sendo a nossa experiência de morar na Europa.

À BIENTÔT!!!

>> Você já está sabendo quem são os colaboradores que, a partir de agora, partilham histórias e opiniões aqui no T&T? Acesse essa lista completa, e saiba quem você encontrará por aqui.