A vida no exterior além das fotos lindas e plenas do Instagram não é tão fácil assim. Tem muita expectativa x realidade e cenários bem diferentes do que imaginamos no conforto do nosso sofá, passando as fotos para o lado com o dedo. Confira algumas curiosidades de expectativa x realidade levando em consideração a nossa vida na Inglaterra.
1 – Modo turista: ativar
A expectativa de morar no exterior é se sentir um eterno turista. Museus, parques, praças e restaurantes. Opções infinitas de lazer. Tem disso sim, mas não é sempre que você tem tempo ou dinheiro para se jogar na vida de turista. Na rotina tem trabalho, buscar as crianças na escola e limpar o banheiro como em qualquer lugar do mundo.
2 – Faxina faça você mesmo
Por falar em limpar o banheiro, no Brasil é mais comum as pessoas terem faxineira para dar uma mãozinha com a casa e limpeza (em uma realidade classe média – classe média alta). Aqui a vida é outra. Os serviços custam caro e ter um cleaner em casa é um verdadeiro luxo. Então, o negócio é arregaçar as mangas e encarar o modo “faça você mesmo”.
3 – The book is on the table
Na expectativa você acha que vai sair ahazando no inglês, com base no que aprendeu na escola ou nas aulas de idiomas no Brasil. Na realidade você vai repetir muito “what” e “sorry”, principalmente pelos diferentes sotaques, que às vezes dão um verdadeiro nó na cabeça.
4 – Olá, transporte público
Ter carro é uma realidade confortável para muitos brasileiros de classe média. Mas nos grandes centros em outros países não é bem assim. Em Londres, por exemplo, comprar um carro é relativamente barato. No entanto, o seguro é alto e existe taxa de circulação na região central da cidade, justamente para evitar congestionamento e estimular o uso do transporte público. E verdade seja dita: apesar do transporte público em Londres ser caro (comparando com outras capitais da Europa, por exemplo), ele funciona muito bem! Mas não tem jeito… em certas linhas de metrô e em determinados horários não tem como fugir da lotação. Isso sem falar no calor de derreter, especialmente no verão.
5 – Aluguel inglês
Os aluguéis em Londres são extremamente altos. Tanto que muita gente aluga um quarto em uma casa compartilhada, especialmente estudantes ou imigrantes, para conseguir economizar no custo de moradia. Na expectativa a vida é uma república multicultural. Na realidade você pode acabar dividindo um quarto com uma pessoa que come peixe frito em cima da cama (já aconteceu comigo!). Outra curiosidade interessante é sobre aquelas casas fofinhas todas iguais que vemos nos filmes. Em Londres, muitas casas são divididas e cada andar é alugado por uma família. Um tanto diferente para a realidade que estamos acostumados no Brasil, onde é cada um no seu quadrado.
***
>> Ananda Etges é jornalista, mestre em Letras, e autora do blog Projeto de Mãe.