Apenas 30 minutos de exercício físicos ao dia. Este tempo já é o suficiente para aumentar a expectativa de vida. As pesquisas comprovam o resultado, uma em cada 12 mortes no período de cinco anos pode ser evitada com 30 minutos de exercício diário. Mas para cumprir com este objetivo não é necessário praticar exercícios de alta intensidade. Uma faxina ou uma caminhada podem ser suficientes para reduzir os riscos de mortalidade.

Ser muito ativo (750 minutos por semana) está associado a uma redução ainda maior”, segundo estudo publicado na revista médica The Lancet.

 

***

Um estudo foi realizado com 130 mil pessoas em 17 países e comprovou que em uma escala global, a atividade física reduz o risco de mortalidade e doenças cardiovasculares. A pesquisa incluiu participantes com idades entre 34 e 70 anos de meios urbanos e rurais em países ricos e pobres. Os indivíduos foram estudados durante quase sete anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde pelo menos 150 minutos de exercícios de ‘intensidade moderada’ ou 75 minutos de atividade aeróbica ‘intensa’ a cada semana já são suficientes. Porém, os autores do estudo também comprovaram que este hábito não está inserido na rotina da população mundial. Uma maneira simples e eficaz como ir ao trabalho a pé cinco vezes por semana já pode trazer resultados surpreendentes e contribuir para uma melhor qualidade de vida. 

Das 106.970 pessoas que seguiram as recomendações de atividade, 3,8% desenvolveram doenças cardiovasculares, em comparação com 5,1% das pessoas que não seguiram as recomendações”.