Não importa a idade. Você está se preparando para uma grande festa e… surge uma espinha! Está cuidando da alimentação e da limpeza da pele… mas de repente surgem vários pontos vermelhos e inflamados. Isso, sem falar de casos mais graves, em que a acne atinge o rosto de forma severa, deixando marcas para toda a vida.
Independente do seu caso, o importante é conhecer mais sobre a doença, para poder combatê-la. Abaixo, confira respostas da dermatologista Raquel Rangel sobre o assunto:
1. Quais os principais motivos do surgimento das acnes?
A acne é uma doença inflamatória multifatorial que afeta a nossa unidade pilosebácea onde estão nossas glândulas sebáceas. Os hormônios andrógenos são os responsáveis pelo aumento da produção de sebo por essas glândulas, que por sua vez aumentam a proliferação de bactérias nos folículos. A presença dessas bactérias é capaz de ativar nosso sistema imunológico gerando uma resposta inflamatória, que pode ser composto por uma variedade de lesões que podem acarretar a acne.
2. Tem alguma idade específica para o aparecimento das acnes?
Geralmente começam a aparecer na fase da adolescência, podendo corresponder ao início da puberdade, quando se inicia a produção dos hormônios sexuais. Porém, pode começar a surgir também na pré-adolescência e na idade adulta.
3. Quais tratamentos para se livrar delas?
O tratamento da acne vai depender do tipo de lesão apresentada. A acne é classificada em graus, e vai do mais simples, quando se tem apenas comedões (os famosos cravos) até lesões mais graves com nódulos e cistos.
Os tratamentos podem ser realizados com sabonetes e agentes de limpeza específicos para cada tipo de pele, cremes contendo enxofre, por exemplo, e alguns antibióticos. Associados aos tratamentos medicamentosos podemos associar peelings químicos e físicos e procedimentos à base de terapia fotodinâmica como luz pulsada e outros tipos de luzes especiais. Esses aparelhos são empregados no tratamento da acne inflamatória para alguns casos selecionados, podendo reduzir mais rapidamente o processo inflamatório e melhorar o aspecto da pele.
4. Qual idade já posso começar a fazer esses procedimentos?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que os tratamentos estéticos se iniciem apenas após os 12 anos de idade.
5. Quais são as dicas básicas para auxiliar no dia a dia?
Lave sempre seu rosto na água morna da pia, nunca durante o banho no chuveiro, use sabonetes específicos para o seu tipo de pele. Use protetor solar livre de óleos, nunca ‘esprema’ as espinhas pois você pode carregar microrganismos nas mãos que irão piorar o processo inflamatório e por fim, nunca durma de maquiagem pois a presença de resíduos na pele podem piorar a acne.