No próximo mês, terá início a lavagem externa de um cartão-postal de Venâncio Aires, a Igreja Matriz São Sebastião Mártir. As atividades serão executadas pela empresa venâncio-airense Bagual Corporation, que usará hipoclorito e água para realizar a lavagem. Durante o processo de limpeza, serão corrigidas as rachaduras da estrutura, com material específico já adquirido pela Paróquia São Sebastião Mártir.
O custo total do serviço está estimado em R$ 150 mil e o tempo para a realização é de cerca de quatro meses. O objetivo é utilizar o lucro da Festa de São Sebastião Mártir do próximo ano para custear as despesas. Além disso, será realizada uma campanha durante o tempo de serviço, buscando a participação da comunidade.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Paróquia São Sebastião Mártir, Fernando Heissler, há 20 anos, foi realizado o processo de texturização e, nesse período, a estrutura já poderia ter ficado comprometida devido aos fungos. A lavagem deveria ter sido realizada entre cinco a sete anos após a texturização. No entanto, essa é a primeira vez que se faz esse tipo de serviço na parte externa da construção.
Ainda, segundo Heissler, o processo de lavagem se dá pela necessidade de dar mais vida à igreja, além de ajudar a manter o templo católico e ponto turístico da Capital do Chimarrão. Conforme o presidente, não será necessário isolar todo o tempo, pois o processo será realizado em partes. Portanto, o acesso poderá ser realizado normalmente pelos turistas e fiéis.
Durante o dia, o local que será lavado será isolado com fita zebrada, sendo liberado à noite. Quando a parte frontal for lavada, o que ocorrerá na etapa final da limpeza, o acesso à igreja será realizado pelas portas laterais. De acordo com Heissler, não há necessidade de pintura após a lavagem.
Sobre a igreja
- A Igreja Matriz São Sebastião Mártir é um dos principais pontos turísticos de Venâncio Aires e é considerada um cartão-postal do município. Ela é a segunda maior igreja no estilo neogótico da América Latina. É menor, apenas, que a Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul. As duas foram projetadas pelo mesmo arquiteto: o alemão Simão Gramlich, que também foi o responsável pelo Edifício Storck, onde está o Museu de Venâncio Aires.
- A construção da Igreja São Sebastião Mártir começou em 1929 e ela foi totalmente concluída em 1956, após permanecer 18 anos sem as torres (de 1934 a 1952, quando as obras foram reiniciadas).
- Saiba mais em venancionahistória.com.br