Rota Germânica pode abranger Venâncio Aires

-

Com o intuito de agregar e incorporar em uma única rota as particularidades da cultura germânica da região, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) quer garantir uma viagem de volta ao passado ao envolver cinco municípios. Por conta disso, a entidade cadastrou junto ao Ministério do Turismo projeto que prevê a pavimentação asfáltica de 83 quilômetros entre Santa Cruz do Sul e Boqueirão do Leão, passando pelos municípios de Venâncio Aires, Sinimbu, Herveiras e Gramado Xavier.

O roteiro turístico já existe no distrito de Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul, com 19 atrações no total. Com a ampliação, é intenção envolver a vida tipicamente colonial aliada a belas paisagens naturais, num conjunto de rios e vales recortado por cascatas, riachos, balneários e casas no estilo enxaimel. Pousadas, restaurantes e artesanato permitem uma convivência com as famílias de descendentes alemães no seu dia a dia, acompanhando as rotinas e atividades tão comuns à vida no interior.

Os trechos em amarelo são os contemplados no projeto. (Foto:: Tiago Rech/AI Amvarp)

Os cinco municípios possuem comunidades que preservam a cultura dos antepassados em paralelo à tranquilidade comum desde o século XIX. A região preserva a arquitetura, a gastronomia, o artesanato e os hábitos e costumes originais dos colonizadores alemães. A ideia é que os municípios recebam cada vez melhor os visitantes e ampliem o número de turistas, oportunizando a geração de emprego e renda.

Para fomentar esse potencial turístico comum a essas cidades, projeto cadastrado, pelo Cisvale, no Sistema de Convênios do Governo Federal (Sincov) prevê investimento de R$ 5 milhões em pavimentação. “Esta rota foi elaborada pela Aturvarp e vai beneficiar toda a região”, afirmou o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares. “No momento, todas as discussões em Brasília envolvem a Reforma da Previdência. Depois disso, teremos a real noção das próximas prioridades do governo. Caso sejamos contemplados com o recurso definiremos internamente qual trecho será contemplado”, destacou Soares.

VENÂNCIO AIRES

1 Em Venâncio Aires, o projeto cadastrado beneficiará a continuidade da pavimentação da ERS-422. A rodovia, que liga Boqueirão do Leão à Capital Nacional do Chimarrão, possui trechos pavimentados, contudo a maior parte da rodovia ainda é de chão batido.

2 “É mais uma ferramenta para contemplar a ERS-422. A forma é tímida, é como procurar uma agulha num palheiro, mas o Ministério do Turismo abriu a possibilidade dos consórcios cadastrarem projetos a gente encaminhou o nosso”, informa o prefeito Giovane Wickert.

3 “Não quer dizer que vamos conseguir o recurso, não estamos prometendo que a obra sai 100%, mas só quem tiver projeto cadastrado pode ser contemplado, então temos chance”, acrescentou.

 

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido