Sicredi promove visita a empreendimentos de turismo de Venâncio e Vera Cruz

-

Dois dos 40 empreendimentos que participam do programa Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo receberam a visita de um grupo de jornalistas e comunicadores da região, na quinta-feira, 14. A experiência de turismo rural, promovida pela Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, contemplou a Casa Paulina, em Linha Olavo Bilac, interior de Venâncio Aires, e o Refúgio da Figueira, em Vera Cruz.

A Sicredi Vale do Rio Pardo é parceira na realização do Qualifica Turismo, junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicredi Centro Serra RS, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). Por meio do programa, proprietários de empreendimentos turísticos recebem consultorias e assistência para aprimorar e ampliar os negócios.

“O turismo rural se identifica com a criação da Sicredi, que se originou com produtores rurais. É um resgate da cultura do passado. Nós entendemos que o turismo é muito relevante para o desenvolvimento da região, com a geração de empregos e renda. Por isso, esta parceria é fundamental para qualificar ainda mais este setor”, considera o vice-presidente da cooperativa, Coraldino Calmes da Silveira.

Grupo da imprensa visitou o Refúgio da Figueira, em Vera Cruz, onde, além da contemplação das belezas naturais, são servidos pizza e foundue (Foto: Divulgação/Sicredi)

No Refúgio da Figueira, em Linha Josefa, interior de Vera Cruz, o casal Daniel Beuren e Eveline Schmitt contaram com auxílio de crédito da Sicredi para abrir o restaurante, que serve pizzas italianas e fondue suíco, além de ampliar a cozinha. “Começamos com a ideia de abrir duas vezes ao mês, mas agora já são de oito a dez noites, sempre com grande procura”, ressalta Eveline. Em breve, a ideia também é abrir em alguns domingos e servir costelão, com o objetivo de viabilizar que o público visite a propriedade durante o dia, para desfrutar da paisagem, que conta com uma imponente figueira e uma casa de pedra.

Daniel Beuren e Eveline Schmitt, acompanhados pelos filhos Augusto e Amanda, estão à frente do Refúgio da Figueira (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Casa Paulina

No interior de Venâncio, a Casa Paulina, atualmente um local para eventos, também se reestrutura para se tornar um empreendimento turístico. A intenção, conforme os proprietários Lauri Meurer e Rose Hamester, é abrir um restaurante aos fins de semana, a exemplo do que existe em outros municípios. Cercada por natureza, a casa de pedra que abrigou a família Meurer desde 1926 se destaca na paisagem rural digna de cenário de fotos.

Propriedade fica localizada em Linha Olavo Bilac (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Para além da natureza e da gastronomia, a Casa Paulina buscará proporcionar um mergulho no passado, por meio da visitação à casa, ao galpão e ao engenho, além da contemplação da área externa. A residência foi restaurada e mobiliada com peças originais da família e também outras adquiridas, que ajudam a contar a história dos moradores do interior.

“Queremos poder remeter à infância, fazer as pessoas relembrarem a casa de seus avós ou conhecerem mais sobre como viviam os antepassados, como era a agricultura familiar”, destaca Meurer. Diversos instrumentos, ferramentas e equipamentos de trabalho estarão expostos, assim como os visitantes poderão conhecer fornos de pão e até mesmo uma réplica de uma patente.

Ferramentas e equipamentos antigos também estão expostos na Casa Paulina, como o engenho de cana e a forma de rapaduras da família (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Homenagem à avó

Meurer explica que o próprio nome do local foi escolhido em homenagem à avó, Paulina, casada com Jacob Meurer, que adquiriu a propriedade há quase um século. “Apesar de ser uma família humilde, sempre havia muito movimento aqui, de receber visitas, amigos, e confraternizar com eles. Isso ficou na memória e decidimos preservar essa história, com o restauro da casa, que começou em 2015. Muita gente que vinha aqui também lembrava de coisas semelhantes que havia na casa das suas avós”, comenta o proprietário, ao observar que, batizar o local com o nome da avó dele também foi uma forma de se referir às demais casas de avós.

Participação

A Folha do Mate e Terra FM integraram a comitiva da imprensa a visitar os empreendimentos turísticos, com a jornalista e editora de cadernos Juliana Bencke, e os comunicadores Lucas Elsenbach e Rogério Vogt, o Alemonzito.

Sobre o Qualifica Turismo

• O Qualifica Turismo presta consultoria para 40 empreendimentos turísticos de 14 municípios da região.

• A qualificação dos projetos, envolvendo empresas de hospedagem, alimentação, atrativos turísticos e agências de turismo, iniciou em abril de 2023 e segue até março de 2024, com a realização de visitas técnicas e consultoria de acordo com as necessidades de cada empresa.

• A consultoria ocorre em duas etapas: coletiva e individual.

• Na coletiva, as empresas realizaram uma visita técnica a outros destinos estaduais e aprenderam sobre posicionamento digital, ensaios fotográficos para o turismo e oficinas de finanças.

• Já na individual, com 35 horas de duração, a empresa pode escolher entre consultoria de negócios, consultoria de identidade visual de marca, consultoria de aperfeiçoamento do produto turístico ou consultoria de marketing.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido