Dois dos 40 empreendimentos que participam do programa Qualifica Turismo Vale do Rio Pardo receberam a visita de um grupo de jornalistas e comunicadores da região, na quinta-feira, 14. A experiência de turismo rural, promovida pela Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, contemplou a Casa Paulina, em Linha Olavo Bilac, interior de Venâncio Aires, e o Refúgio da Figueira, em Vera Cruz.
A Sicredi Vale do Rio Pardo é parceira na realização do Qualifica Turismo, junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicredi Centro Serra RS, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). Por meio do programa, proprietários de empreendimentos turísticos recebem consultorias e assistência para aprimorar e ampliar os negócios.
“O turismo rural se identifica com a criação da Sicredi, que se originou com produtores rurais. É um resgate da cultura do passado. Nós entendemos que o turismo é muito relevante para o desenvolvimento da região, com a geração de empregos e renda. Por isso, esta parceria é fundamental para qualificar ainda mais este setor”, considera o vice-presidente da cooperativa, Coraldino Calmes da Silveira.
No Refúgio da Figueira, em Linha Josefa, interior de Vera Cruz, o casal Daniel Beuren e Eveline Schmitt contaram com auxílio de crédito da Sicredi para abrir o restaurante, que serve pizzas italianas e fondue suíco, além de ampliar a cozinha. “Começamos com a ideia de abrir duas vezes ao mês, mas agora já são de oito a dez noites, sempre com grande procura”, ressalta Eveline. Em breve, a ideia também é abrir em alguns domingos e servir costelão, com o objetivo de viabilizar que o público visite a propriedade durante o dia, para desfrutar da paisagem, que conta com uma imponente figueira e uma casa de pedra.
Casa Paulina
No interior de Venâncio, a Casa Paulina, atualmente um local para eventos, também se reestrutura para se tornar um empreendimento turístico. A intenção, conforme os proprietários Lauri Meurer e Rose Hamester, é abrir um restaurante aos fins de semana, a exemplo do que existe em outros municípios. Cercada por natureza, a casa de pedra que abrigou a família Meurer desde 1926 se destaca na paisagem rural digna de cenário de fotos.
Para além da natureza e da gastronomia, a Casa Paulina buscará proporcionar um mergulho no passado, por meio da visitação à casa, ao galpão e ao engenho, além da contemplação da área externa. A residência foi restaurada e mobiliada com peças originais da família e também outras adquiridas, que ajudam a contar a história dos moradores do interior.
“Queremos poder remeter à infância, fazer as pessoas relembrarem a casa de seus avós ou conhecerem mais sobre como viviam os antepassados, como era a agricultura familiar”, destaca Meurer. Diversos instrumentos, ferramentas e equipamentos de trabalho estarão expostos, assim como os visitantes poderão conhecer fornos de pão e até mesmo uma réplica de uma patente.
Homenagem à avó
Meurer explica que o próprio nome do local foi escolhido em homenagem à avó, Paulina, casada com Jacob Meurer, que adquiriu a propriedade há quase um século. “Apesar de ser uma família humilde, sempre havia muito movimento aqui, de receber visitas, amigos, e confraternizar com eles. Isso ficou na memória e decidimos preservar essa história, com o restauro da casa, que começou em 2015. Muita gente que vinha aqui também lembrava de coisas semelhantes que havia na casa das suas avós”, comenta o proprietário, ao observar que, batizar o local com o nome da avó dele também foi uma forma de se referir às demais casas de avós.
Participação
A Folha do Mate e Terra FM integraram a comitiva da imprensa a visitar os empreendimentos turísticos, com a jornalista e editora de cadernos Juliana Bencke, e os comunicadores Lucas Elsenbach e Rogério Vogt, o Alemonzito.
Sobre o Qualifica Turismo
• O Qualifica Turismo presta consultoria para 40 empreendimentos turísticos de 14 municípios da região.
• A qualificação dos projetos, envolvendo empresas de hospedagem, alimentação, atrativos turísticos e agências de turismo, iniciou em abril de 2023 e segue até março de 2024, com a realização de visitas técnicas e consultoria de acordo com as necessidades de cada empresa.
• A consultoria ocorre em duas etapas: coletiva e individual.
• Na coletiva, as empresas realizaram uma visita técnica a outros destinos estaduais e aprenderam sobre posicionamento digital, ensaios fotográficos para o turismo e oficinas de finanças.
• Já na individual, com 35 horas de duração, a empresa pode escolher entre consultoria de negócios, consultoria de identidade visual de marca, consultoria de aperfeiçoamento do produto turístico ou consultoria de marketing.