Toda ação pensada para o bem gera frutos positivos. É o caso de uma proposta desenvolvida pela unidade do Sesc de Venâncio Aires no Dia do Voluntariado, há quase um ano. A instituição doou uma estante com livros para a Organização Não Governamental (ONG) Planeta Vivo, no bairro Bela Vista. Com o presente, a ONG criou um espaço que hoje incentiva o hábito da leitura em todas as gerações, principalmente, para as crianças do bairro.
Presidente e coordenadora da Planeta Vivo, Isoldi Musa da Silva conta que sempre que alguma oficina é desenvolvida dentro da sede, alguma criança, adolescente ou adulto está no espaço da leitura ‘viajando’ no mundo dos livros. A intenção é dar à ‘mini biblioteca’, ainda este ano, uma denominação. Além disso, está nos planos realizar uma reinauguração do espaço durante a festa de Natal promovida pela Planeta Vivo e agendada para 21 de dezembro, já que ele está passando por reformulações.
Atualmente, os livros só podem ser lidos no local, sem levar para casa. No entanto, o momento da leitura dispõe de pufs feitos de pneus pelo colaboradores do Sesc. “A biblioteca é muito diversificada. Acreditamos que para as crianças esse espaço tenha um valor ainda maior porque proporciona um contato físico com livro”, destaca Isoldi. É por isso que se pensou em destinar um espaço especial para o ‘cantinho do livro’.
A subgerente do Sesc, Deise Caroline da Costa, relembra que a ação colocada em prática originou-se de uma campanha de arrecadação de livros realizada com os alunos que frequentam o Sesc. “Quando pensamos nessa atividade, pensamos em deixar um legado”, destaca. Além dessa ação, o Mesa Brasil, também gerido pela unidade, destina alimentos à Planeta Vivo.
