Entre as ações mais conhecidas do Sesc estão as feiras do livro. Desde 2005, a entidade tem parceria com a Prefeitura para realizar o maior evento literário de Venâncio Aires. Na última edição, em agosto deste ano, em torno de 20 mil pessoas participaram da 20ª Feira do Livro, quando foram comercializadas 8,3 mil obras.
Além do evento em Venâncio, em 2019, o Sesc promoveu feiras do livro em Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Passo do Sobrado, Paverama, Santa Clara do Sul, Taquari e Vale Verde.
A gerente da unidade operacional do Sesc, Diane Lacerda Araujo, lembra que escritores de renome nacional e internacional já marcaram presença na Feira do Livro de Venâncio, como Marina Colasanti, Tabajara Ruas, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Coronel, Juremir Machado, Caio Ritter e Kalunga. “Às vezes, o município já tem uma ideia de quem quer trazer e nós vamos atrás. Outras vezes nos sugerimos nomes de escritores que têm ligação com o tema da feira no ano.”
Em geral, a programação cultural das feiras fica a cargo do Sesc, como atividades com os escritores, apresentações artísticas e livreiros, enquanto os municípios garantem a estrutura para a realização do evento. “Somos um braço social para essa realização, somos mais uma força para que o evento seja maior”, observa Diane.
Ela lembra, também, que a equipe da unidade de Venâncio conta com o apoio das gerências do Sesc para indicações e contratações das atrações. “Nas gerências, há pessoas especializadas para cada área, como esporte, cultura, artes cênicas, música e livros. Além disso, também trocamos ideias com as outras unidades”, comenta. O trabalho de preparação da próxima feira do livro começa assim que se encerra o evento. “Avaliamos como foi, marcamos a data da próxima e já começamos a trabalhar nela. Isso facilita a contratação de escritores e toda organização.”
DIA DO DESAFIO
Todos os anos, na última quarta-feira de maio, o Sesc promove as ações do Dia do Desafio, em parceria com a Prefeitura. Com atividades diversificadas, a programação mobiliza a comunidade a espantar o frio e se mexer por, pelo menos, 15 minutos. O objetivo é fazer com que a população adote a prática dos exercícios físicos, em busca de mais qualidade de vida. Além das ações em empresas e escolas, com monitores do Sesc, as atividades no centro de Venâncio Aires já são tradição no Dia do Desafio, com destaque para a polonese gigante.
BRINCANDO NAS FÉRIAS
Desde 2007, o Sesc desenvolve o projeto ‘Brincando nas férias’, no mês de janeiro, quando crianças de 4 a 12 anos podem participar de atividades recreativas pela tarde. São cerca de 50 crianças atendidas por temporada. Em 2020, a programação começa dia 6 e se estende até 31 de janeiro.
Parecerias em projetos sociais
Desde o início do projeto Folha Cidadania, da Folha do Mate, desde 2007, o Sesc é parceiro nos eventos realizados em bairros e localidades do interior de Venâncio Aires, com jogos lúdicos e pedagógicos.
Além disso, a entidade desenvolve ações nos projetos Folheando e Pé da Letra, realizados nas escolas, e também marca presença no Sorriso de Criança, realizado anualmente pela empresa jornalística.
Incentivo para sorrir para o futuro
A folia toma conta da turma do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer, na hora de escovar os dentes. A higiene que antes era encarada como uma atividade chata, virou rotina cheia de animação. Todos os dias depois do almoço cada aluno pega seu kit e vai faceiro para o banheiro. A atividade faz parte do programa Sorrindo para o futuro, criado em 2006, que atualmente, conta com 140 escolas participantes, atendendo mais de 10 mil crianças, em 11 cidades (oito da abrangência da unidade de Venâncio Aires e três de Santa Cruz do Sul).
Victória Rafaella Antonelo, 7 anos, é uma das estudantes que está aprendendo um pouco mais sobre a saúde bucal. “Eles me ensinam que preciso escovar bem, até que acabe o creme que coloquei na escova”, conta.
Sobre as atividades desenvolvidas com profissionais de odontologia do Sesc, a aluna Lívia Simon, 8 anos, lembra que são apresentados vídeos animados para que a turma aprenda. “Trouxeram o Joca, um jacaré com grandes dentes. Nos mostraram como devemos escovar bem para não termos cáries”, acrescenta.
Desde a turma do pré até o 5º ano da escola Odila participam do programa. Segundo a diretora da instituição, Márcia Hinterholz Hickmann, o projeto ajuda a conscientizar sobre a importância da escovação correta. “Além de ter profissionais qualificados, eles usam todo um material para envolver os alunos”, observa.
Ela também acredita que o projeto ajuda a prevenir futuros problemas. “Além do trabalho de prevenção, auxilia a família, pois às vezes o dentistas identificam uma cárie no aluno. Daí comunicamos os pais para procurar uma ajuda especializada.”
O Sorrindo para o futuro, é trabalhado nas escolas, com profissionais do município, como dentistas e nutricionistas, que acompanham a saúde das crianças ao longo do ano.
O Sesc patrocina o material, como adesivos e materiais de interação, kit com escova, creme dental e fio dental para cada um. “É feito todo um trabalho com as crianças, levamos teatro, contamos histórias, tudo para fazer com que essa prevenção seja de um forma alegre”, explica Diane.
A distribuição é feita por meio das secretarias de Educação ou Saúde e, ao longo do ano, ocorrem as visitas, conforme o cronograma. No final do ano, é feito um relatório sobre a saúde bucal da criança, obesidade e outros fatores que podem ajudar na prevenção de outros problemas.
Escolas interessadas em participar do Sorrindo para o futuro podem entrar em contato com o Sesc para solicitar a inclusão no projeto.
Palestras e eventos
Outubro é cheio de programações especiais alusivas ao mês das crianças, dos idosos e do aniversário do Sesc de Venâncio, além do Dia do Comerciário e da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Para comemorar o aniversário, o Sesc sempre promove algum evento especial no mês. Neste ano, cerca 800 pessoas participaram do ‘Conexão de ideias’, que contou com palestra da monja Coen, na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova).
Passeios ciclísticos
Os passeios ciclísticos estão entre as atividades promovidas pelo Sesc e que reúnem públicos de diferentes idades. A
atividade ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes e outras entidades.
atividade ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes e outras entidades.
Neste ano, o Sesc também inovou com o #PartiuNatureza, em parceria com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Nesses passeios, além do incentivo para pedalar, os participantes puderam curtir as paisagens do interior de Venâncio Aires.
A primeira edição do #PartiuNatureza ocorreu em julho, quando cerca de 125 ciclistas foram até um dos principais pontos turísticos do município: a Figueira Centenária, em Linha Silva Tavares. Durante o percurso, eles apreciaram a natureza e foram recebidos em alguns locais com cuca, bergamotas e outros lanches.
Em setembro, foi realizado um passeio ciclístico, com mais de 190 participantes.
*Colaboração: Juliana Bencke
LEIA MAIS:
Sesc Venâncio completa 15 anos
Atendimento médico e novos projetos de recreação no Sesc começam em 2020