Como garantir o abastecimento de água no futuro? O que podemos fazer para preservar o arroio Castelhano, principal fonte hídrica de Venâncio Aires? Essas duas perguntas nortearam o projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’, desenvolvido desde março pela Folha do Mate e a rádio Terra FM. Ao longo do ano, os veículos de comunicação voltaram a atenção para o tema, convocando agentes públicos, lideranças empresariais, instituições de ensino e venâncio-airenses de todas as idades para o debate sobre a água.
No decorrer dos meses, Folha e Terra divulgaram entrevistas, apresentaram pesquisas e estudos técnicos, noticiaram os principais desafios relacionados ao Castelhano, destacaram exemplos de pessoas engajadas com a causa ambiental, acompanharam o desenvolvimento de ações como o trabalho de recuperação das nascentes, a recomposição de mata ciliar, a proposta de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o desassoreamento do arroio, entre tantas outras iniciativas.
Na edição de dezembro, no último caderno especial Nascentes de 2021, há um panorama dessas ações e do que se projeta para 2022. Uma coisa é certa: essa causa segue sendo primordial e não sairá do foco da Folha do Mate e Terra FM. Afinal, ser relevante para a comunidade significa contribuir ativamente para seu desenvolvimento.