O Departamento Municipal de Trânsito confirmou na quarta-feira, 4, a instalação da segunda rotatória em Venâncio Aires. A intervenção fica no entroncamento das ruas Júlio Castilhos com Armando Ruschel e Marechal Floriano. A expectativa é de que a rotatória fique completamente apta para ser utilizada ao longo desta quinta-feira, 5. Por isso, agentes acompanharão, a partir desta sexta-feira, 6, o trânsito no local para orientar os motoristas.
O coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Dário Martins, destaca que o ideal para o local seria uma sinaleira, contudo pelo custo de instalação e de manutenção a medida foi descartada momentaneamente. “Optamos pela rótula por ser uma medida mais econômica e ao mesmo tempo também gera um resultado satisfatório.”
A intervenção foi justificada por ser um local de intenso fluxo de veículos, especialmente nas primeiras horas da manhã, ao meio-dia e à tardinha. “A avaliação da primeira rótula de Venâncio Aires é muito positiva. O objetivo maior era regular a velocidade no local e evitar retenção de veículos em horários de maior movimento. Agora, aos poucos estamos avançado para outras regiões da cidade”, destaca Martins.
A primeira rotatória da história de Venâncio Aires foi instalada em fevereiro do ano passado. Ela foi edificada na esquina da antiga rodoviária, nas ruas Jacob Becker com a Júlio de Castilhos.
BINÁRIO
Avança o projeto de instalação de minibinário na rua Júlio de Castilhos, na entrada do estacionamento do supermercado Imec. Com isso, as vagas de estacionamento da zona azul em ambos os sentidos da rua, desde a sinaleira da esquina da Júlio de Castilhos com a Voluntários da Pátria, até a entrada do estabelecimento serão removidas. O esboço do projeto está concluído. A promessa é de que essa intervenção seja providenciada ainda neste semestre.
MARCAÇÃO DE ÁREA
Além disso, também está decidido que a esquina das ruas 15 de Novembro e Tiradentes receberá intervenção. Para tentar diminuir os congestionamentos que se formam neste cruzamento, em horários de pico, uma marcação de área de conflito será providenciada. Trata-se de uma sinalização em amarelo, pintada no asfalto para indicar aos condutores a área da pista em que os veículos não devem parar. Ela é empregada para reforçar a proibição de parada e estacionamento na área da interseção, o que prejudica a circulação.
FAIXA ELEVADA
Existia a possibilidade de uma terceira rótula ser instalada em frente à Comunidade Católica Santa Rita de Cássia, do bairro Gressler. O cruzamento também passam as ruas Engenheiro Henrique Vila Nova e Henrique Mylius. Contudo, foi descartado pelo relevo do local. No momento ganha força a instalação de uma faixa elevada para tentar regular a velocidade dos carros que transito pela rua Armando Ruschel.
Rótula: Quem tem preferência?
Sem dúvidas um dos maiores e mais discutido assunto de trânsito da atualidade são as rótulas. Muitos acidentes ocorrem por falta de respeito e conhecimento. A preferência é sempre de quem já está na rótula e ou chegou primeiro, caso contrário está com a preferência aquele carro a direita do condutor. Porém, por segurança, os especialistas e agentes de trânsito sempre recomendam observar a movimentação que ali acontece para evitar qualquer surpresa ou dano.