Na tarde desta segunda-feira, 20, feriado municipal, 20 mil devotos participaram da missa campal seguida de procissão pelas principais ruas de Venâncio Aires. A celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Aloísio Dilli foi o ponto alto da programação em homenagem ao santo padroeiro do município.
A exemplo dos anos anteriores, devotos se revezaram para carregar o andor do padroeiro. Outros caminharam com pés descalços, como forma de pagar promessas por graças alcançadas ou pedir um auxílio. É o caso de Cristiano Luís Carpes, morador de Venâncio Aires, que junto com a esposa Carina Santos da Rosa, veio pedir auxílio do santo para um problema de doença na família. “Como tenho fé e sou devoto do santo, vim aqui para solicitar a intermediação dele para resolver este problema”, referiu.
Entre os devotos que se revezaram para carregar o andor do padroeiro, estava Glaucia Fabiane Giehl. Ela veio agradecer por uma graça. Segundo ela, em novembro do ano passado, o seu pai passou por uma cirurgia muito delicada. “Mas faz anos que sou devota de São Sebastião e participo das procissões e este foi por um motivo muito especial: a saúde do meu pai que se recuperou por completo da cirurgia e hoje [ontem] até está participando da procissão”, destacou.
BÊNÇÃOS
Depois de percorrer as ruas centrais, a procissão se encerrou ao lado da igreja matriz, onde o bispo procedeu a bênção da água, do hospital e da saúde. E, também, os sacerdotes procederam a bênção individual da saúde. Morador de Passo do Sobrado, Miguel Müller, participou da missa e procissão e se serviu da água abençoada pelo bispo. Afirmou que participou pela primeira vez da festa, mas que já há conhecia, pois parentes participam todos os anos. “Sempre faz bem levar a água do santo para casa”, resumiu.
VEJA MAIS FOTOS