Atuação dos profissionais de contabilidade nas entidades

-

Podemos dizer que a maioria da população, em algum momento da vida, precisou procurar os serviços do profissional de contabilidade ou foi beneficiado, de alguma forma, com a atividade, mesmo que indiretamente. Abertura e trâmites gerais na administração de uma empresa, declaração de impostos de pessoas físicas e jurídicas e encaminhamento das obrigações legais e fiscais das associações são algumas das principais atividades desenvolvidas pelos profissionais da categoria.
Muito além da relação com clientes, os profissionais de contabilidade também têm uma sólida atuação na prestação de serviços para a comunidade por meio das associações de diferentes segmentos.
Marcelo Müller e André Gerlach são sócios na AD Contec há oito anos. Ambos com mais de 30 anos de experiência na área contábil, têm experiência com entidades, seja na participação da diretoria ou na prestação de serviços na área em que atuam. Em alguns casos, inclusive, com trabalho realizado de forma voluntária. “Toda associação precisa do serviço de um contador, em virtude do CNPJ. É necessário ter um controle, pois há obrigações mensais”, explica Müller.
Os dois contadores recordam que desde que eram estudantes tiveram essa participação em entidades, legado deixado também pela família, atuante nas comunidades religiosas, principalmente. Eles acreditam que cada um participa, de forma direta e indireta, de 15 instituições.
Na prestação de serviços, em casos de instituições filantrópicas que necessitam de apoio, o serviço é feito de forma voluntária em alguns casos, o que se resume a seis instituições, atualmente. “Nós identificamos pelo apelo social, pela necessidade de ajudar. É uma forma de contribuirmos para a sociedade”, reforça Müller.
A periodicidade na qual são feitas as prestações de serviço é definida conforme a organização de cada instituição. Algumas são contempladas mensalmente, já outras necessitam do auxílio esporadicamente.
Um cuidado que os profissionais têm é não ter vínculo na mesma associação a diretoria e a atividade contábil. “É algo que prezamos, para que haja essa separação”, complementa Gerlach.

OUTRAS AÇÕES
Além disso, quando o assunto é voluntariado, a equipe formada por cerca de 50 profissionais se engaja em campanhas para doações. “Teve um ano, inclusive, que fizemos um amigo-secreto diferente e cada um de nós doou um presente para as crianças atendidas na Casa de Acolhimento”, recorda. Os colaboradores também se engajam em campanhas para arrecadação em benefício de instituições.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido