Avenida Ruperti Filho e rua Coronel Agra: vias que ‘cortam’ o município e fazem a ligação de bairros

-

A avenida Ruperti Filho e a rua Coronel Agra são importantes vias de ligação entre os bairros União e Xangrilá. Com 4,7 quilômetros de extensão, a avenida vai até o Parque Municipal do Chimarrão. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, o sargento Jair Amadeu Garcia da Rosa, desse total, 1,9 quilômetro é pavimentado.

No fim de setembro deste ano, a Prefeitura realizou uma obra de pavimentação asfáltica nessa via em uma extensão de 330 metros. O projeto tinha o objetivo de oferecer uma alternativa com acesso asfaltado para que se desloca até o Parque do Chimarrão ou para quem entra e sai de Venâncio Aires pelo pórtico de acesso ao município, no Acesso Imperatriz Dona Leopoldina.

A partir de um investimento de R$ 811.906,68, o asfaltamento iniciou na esquina da avenida com a rua Carlos de Azevedo Gomes. Ainda na área de infraestrutura da Ruperti Filho, o prefeito Jarbas da Rosa informa que o projeto para pavimentação asfáltica dela no trecho entre as ruas General Osório e Armando Ruschel – onde há maior volume de trânsito – foi finalizado neste ano.

A proposta foi elaborada pelos engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo e, agora, o Município está na fase de captação de recursos para executar o projeto. “É uma obra com investimento estimado em R$ 5 milhões. Estamos trabalhando para que em 2023 possamos iniciar o processo de licitação e concluir ela no mesmo ano. Queremos, nos próximos meses, buscar um novo financiamento para o capeamento asfáltico desse trecho”, relata o chefe do Executivo.

Além disso, há duas semanas, a Secretaria de Meio Ambiente está realizando a limpeza da via, com a retirada de vegetação e corte de grama, e o Departamento de Trânsito realiza a troca de sinalização e pintura em toda a extensão da avenida Ruperti Filho.

Você sabia?

• Embaixo dos canteiros da avenida Ruperti Filho existe uma sanga que poucas pessoas conhecem. Na metade da década de 1970, tendo em visto o aumento no número de moradores da via, que na época ainda não era avenida, foi necessário mexer na estrutura da rua.

• A galeria foi construída para a rede de água e esgoto pluvial, que começa na quadra da rua Osvaldo Aranha com a Emiliano de Macedo e segue até a rua Reynaldo Schmaedecke, quando é desviada para encontrar a sanga do Cambará. O trecho canalizado da sanga da Mangueira tem 2,19 quilômetros.

Pavimentação comunitária é retomada na Coronel Agra

Na rua Coronel Agra, a principal iniciativa voltada a asfaltamento, neste momento, é por meio da pavimentação comunitária. Na última semana, após cinco anos sem obras realizadas e alterações na legislação, o programa foi retomado.

A primeira rua a receber a pavimentação por bloquetos foi a Coronel Agra, no trecho entre as ruas Fernando Benke e Dona Hilda de Borges, no bairro Xangrilá. Por meio dessa iniciativa, a Prefeitura fica responsável pela preparação da base, como colocação de rachão, serviços de máquinas e rede de água, e os moradores dividem o custo de contratação de uma empresa privada para execução da pavimentação e meio-fio.

Trânsito

De acordo com o prefeito Jarbas de Rosa, recentemente a Administração Municipal contratou uma empresa especializada, com o trabalho de um engenheiro de trânsito, para fazer análises em relação ao trânsito da Capital do Chimarrão. “Até hoje Venâncio não teve um profissional dessa área contratado para realizar esses trabalho de medição e de avaliação, por exemplo”, observa.

Jarbas relata que a contratação está formalizada e o estudo das ruas já iniciou. “Nos próximos dias vamos ter resultados importantes com relação ao trânsito”, ressalta. Ele também menciona que outro objetivo é ativar o Conselho Municipal de Trânsito. “Ele é fundamental para a tomada de decisões relacionadas ao trânsito em Venâncio Aires”, observa o prefeito.

A rua Coronel Agra tem dois quilômetros de extensão e uma sinaleira, situada no entrocamento com a General Osório.

Rua Coronel Agra inicia no bairro União e segue até o bairro Xangrilá (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)


Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido