Câmeras de segurança em todas as sedes dos Distritos

-

Cercamento eletrônico será estendido a todas as sedes distritais de Venâncio. A informação é do secretário municipal de Segurança, Dário dos Santos Martins. Segundo disse, estão sendo aguardados recursos, provenientes da Consulta Popular, para dar andamento ao projeto. Na área urbana, 13 das 18 câmeras existentes voltaram a funcionar.

A intenção, explica o secretário, é instalar câmeras nas sedes dos nove distritos. Os equipamentos serão colocados em locais estratégicos e auxiliarão a Brigada Militar a controlar com mais rigor a área da segurança. O primeiro a receber uma câmera de segurança é o distrito de Vila Mariante. “Vamos colocá-la em um local de grande fluxo e que facilite o monitoramento”, revela Martins.

Sobre as câmeras instaladas na zona urbana, o secretário informa que 13 das 18 existentes – na verdade, 20 foram instaladas, mas duas, destaca Martins, desapareceram – voltaram a funcionar. Elas foram consertadas e voltaram a monitorar alguns pontos da cidade. Em breve será feita a manutenção das demais.

Além destas, há outras seis câmeras novas já instaladas, mas que não entraram em funcionamento. “Faltam apenas as vistorias para entrarem em operação”, avisa Martins.
A câmera instalada na praça central, na cidade de Mato Leitão, será monitorada pelo brigadiano que estiver de serviço no grupamento daquele município. O sistema para fazer o monitoramento já foi instalado.

DANOS NA REDE

Não fosse os danos na rede da fibra ótica, o cercamento eletrônico já estaria funcionando em Venâncio. Os 11 equipamentos já estão instalados em pontos estratégicos de entradas, saídas e pontos de grande movimentação, e serão um forte aliado da segurança pública.
Os chamados ‘dedos-duros’ fazem a leitura das placas dos veículos, emitindo sinal sonoro na central de monitoramento, sempre que detectarem irregularidades. Pela placa, sabem se o veículo é furtado, roubado ou clonado, ou se está com a documentação atrasada.

Sempre que um veículos nestas condições passar pelo equipamento, a central de monitoramento, em Porto Alegre, é alertado e imediatamente espelha a informação para a central no Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo. Instantaneamente, a informação é repassada à central de monitoramento existente no quartel da 3ª Companhia.

Com a informação, a guarnição mais próxima é destacada para atender a ocorrência. E se o condutor tentar fugir com o veículo para outro município, passará a ser procurado pela guarnição daquele local. Muita agilidade a serviço da segurança pública e da comunidade.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido