Nas últimas semanas, em meio aos anseios, às dúvidas e à insegurança causadas por conta da pandemia do coronavírus, surgiram ações de diferentes frentes, mas com um objetivo comum: possibilitar que os reflexos negativos da crise causada pela Covid-19 sejam as menores possíveis.
O exemplo vem desde os trabalhadores – que atuam voluntariamente em campanhas de arrecadação de alimentos ou na confecção de máscaras de proteção – até as empresas, que traçam estratégias coletivas para fazer a economia do município girar e reduzir o impacto da crise. Ao mesmo tempo, instituições de ensino que buscam desenvolver produtos e ações necessários para o momento e profissionais também reinventam sua forma de atuação, conforme a demanda.
Ajude um autônomo
Com o objetivo de valorizar o trabalho realizado pelos profissionais autônomos, a Prefeitura de Venâncio Aires lançou a campanha ‘Ajude um autônomo’. Um grupo foi criado no Facebook para que os profissionais possam divulgar os produtos e serviços, por meio de fotos e vídeos. O objetivo é dar visibilidade e auxiliar as mais de 3,5 mil pessoas que atuam como autônomas ou Microempreendedores Individuais (MEIs) em Venâncio Aires.
Uma mão lava a outra
A campanha ‘Uma mão lava a outra’ foi criada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), para estimular o contato virtual entre os clientes e estabelecimentos comerciais, durante o período de isolamento social. A iniciativa incentiva a regularização dos débitos, utilização de serviços de tele-entrega e take-away, como forma de garantir que os estabelecimentos sigam funcionando e a economia volte a circular.
Conteúdos on-line
Para viabilizar o acesso de todos os leitores à informação, em um momento em que a notícia tem um papel crucial, para prevenção e combate da Covid-19, a Folha do Mate realizou a liberação temporária de conteúdos on-line no site folhadomate.com. Além disso, o jornal passou a enviar boletins de notícia diários para o WhatsApp de leitores.
Cursos gratuitos
Diversas instituições de ensino passaram a oferecer cursos on-line gratuitos, como opção para quem está em casa. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibiliza, no seu portal, capacitações de planejamento, empreendedorismo e finanças, entre outras, com carga horária que varia de duas até 24 horas. Os cursos podem ser acessados pelo site www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.
*Colaboração Taiane Kussler